O escocês David Coulthard deverá engrossar o elenco de astros internacionais da 8ª edição das 500 Milhas da Granja Viana, prova marcada para os dias 13 e 14 de novembro em Cotia na Grade São Paulo. O piloto da McLaren foi convidado por Rubens Barrichello para vir ao Brasil depois do encerramento da temporada da Fórmula 1. “Ele disse que vem, mas ainda estamos aguardando uma confirmação oficial”, ressalva Zequinha Giaffone, da organização do evento.
Com 13 vitórias desde que estreou na Fórmula 1 no GP da Espanha de 1994, ocupando na Williams a vaga aberta com a morte de Ayrton Senna, Coulthard é o piloto em atividade com o maior número de primeiros lugares depois de Michael Schumacher. Está na McLaren desde 1996, mas deixará a equipe no fim deste ano. Sem vaga confirmada para 2005, tenta o lugar que será aberto na BAR com a transferência de Jenson Button para a Williams. Com Barrichello, manteve uma feroz competição na Fórmula 3 inglesa em 1991. Rubinho foi campeão com quatro vitórias, contra cinco de Coulthard.
Além de Coulthard, outra novidade aguardada é o inglês Dan Wheldon, da IRL. Wheldon é o vice-líder da classificação e ainda tem esperanças de impedir Tony Kanaan, companheiro de equipe na Andretti Green, de se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato nas duas etapas finais. Felipe Massa e Juan Pablo Montoya, que correrá ao lado do irmão Federico, são presenças asseguradas, assim como Alessandro Zanardi, Jimmy Vasser, Oriol Servia e vários outros nomes das principais categorias norte-americanas. Pilotos da Stock Car, Fórmula 3, Copa Clio e Fórmula Renault também são esperados.
As 500 Milhas da Granja Viana se constituíram rapidamente na principal data do kartismo brasileiro. Neste ano, a abertura as inscrições chegou a provocar fila na secretaria do kartódromo. Resultado: as 74 vagas, número máximo permitido pelo comprimento da pista, foram esgotadas já no primeiro dia. “E ainda temos cerca de 20 equipes na lista de espera, torcendo por uma desistência”, comemora Zequinha Giaffone.