Por Victor D. Berto
O piloto brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, ficou muito feliz por ter vencido o primeiro GP da China na história da categoria. Barrichello agradeceu a equipe, e disse que está numa fase ótima.
“Eu passei boa parte desta temporada tentando alcançar Michael, e agora estou numa ótima fase. Aqui na China tudo andou bem durante o fim de semana. Agradeço à equipe pelo bom acerto do meu carro, que permitiu forçar o ritmo quando foi necessário. A receptividade do povo chinês foi fantástica. Fiz uma boa largada e fiquei surpreso com a aderência do carro na primeira volta. Kimi me pressionou, mas consegui manter a distância dele. Eu não tive certeza da vitória até meu último pit stop, quando Ross me disse que estava tudo OK. Assim, quando saí dos boxes, acelerei tudo até a curva 3. Aí, ao olhar no espelho, não vi ninguém atrás, e percebi que estava mesmo tudo sob controle. No final, quando tinha uma vantagem de uns oito segundos, a equipe me pediu para tirar um pouco o pé, mas tive de acelerar de novo quando Jenson chegou. Naquela hora eu tinha de colocar uma volta no Villeneuve, que não me viu porque estava disputando posição. Mas depois ele me deixou passar de maneira correta. Esta pista é realmente desafiadora, e por causa da chance de usar várias linhas em cada curva as manobras de ultrapassagem são possíveis, e isso é tudo que precisamos para fazer boas corridas.”, contou Barrichello.
Rubens já garantiu o vice-campeonato. O brasileiro conquistou a nona vitória de sua carreira, e esta temporada é o ano em que ele mais marcou pontos.