Duas das mais novas categorias do automobilismo nacional foram incluídas na programação do Grande Prêmio do Brasil, prova que fechará o calendário da Fórmula de 2004 no dia 24 de outubro. A Fórmula Renault, um das principais modalidades de base do País, correrá pela segunda vez seguida na preliminar, enquanto o Trofeo Maserati estreará no programa.
Os promotores do GP do Brasil estão preparando uma série de atrações para o público que novamente deverá lotar o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Sem o warm up, abolido das manhãs de domingo na Fórmula 1 no fim de 2002, os eventos de suporte têm a responsabilidade de entreter os torcedores. Além da Fórmula Renault e do Trofeo Maserati, uma exibição de kart, protagonizada pela garotada das categorias de iniciantes, e uma prova ciclística com a participação de 200 atletas já estão confirmadas.
A Fórmula Renault chegou ao Brasil em 2002. Embora com mais de 30 anos de existência na Europa, ganhou impulso no final da década de 90 e início do novo século ao revelar nomes como Antonio Pizzonia, Kimi Räikkönen, Felipe Massa, Christian Klien e Gianmaria Bruni, todos atualmente na Fórmula 1. Olivier Panis, campeão francês em 1989, e Zsolt Baumgartner, que passou pelo Campeonato Alemão em 1999, também saíram da Fórmula Renault. O vencedor da preliminar do GP do Brasil no ano passado foi Allam Khodair, que conquistaria o título do campeonato e atualmente disputa o Campeonato Europeu de Fórmula 3000.
O Trofeo Maserati é uma série monomarca de turismo que também faz sucesso na Europa. O carro tem motor V8 de 413 cavalos de potência e atinge a velocidade máxima de 285 quilômetros horários. Representa a versão de pista do modelo Coupé Cambiocorsa. A prova em Interlagos será a 6ª e última de 2004. Tanto o Trofeo Maserati quanto a Fórmula Renault realizarão os treinos classificatórios no sábado, véspera das corridas.