Dois dias depois de conquistar seu melhor resultado na Fórmula 1 e o melhor da Sauber na temporada, graças ao 4º lugar no GP da Bélgica, Felipe Massa será homenageado nesta terça-feira em Cerignola, no sul da Itália. A iniciativa da Prefeitura visa a ressaltar o sucesso de cidadãos locais ou descendentes em suas atividades. O ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, cujos antepassados são naturais da pequena cidade localizada na região de Foggia, foi uma das últimas personalidades a receber a mesma distinção.
O bisavô de Massa, Giuseppe, veio para o Brasil na década de 20. Um de seus dois filhos homem, Luigi, foi quem incutiu na família o gosto pela velocidade, já que disputava provas automobilísticas nos anos 50. Luís Antônio, pai de Felipe, manteve a tradição. Com tantas influências, o piloto da Sauber não poderia mesmo ter seguido outra profissão. As autoridades municipais de Cerignola vinham tentando agendar a visita de Massa à cidade desde 2002, ano em que entrou na Fórmula 1, mas o calendário só permitiu que fosse confirmada há poucos meses. O fato de a data escolhida ter sido dois dias depois do excelente fim de semana em Spa é, portanto, apenas coincidência.
Nesta segunda-feira, em sua casa em Wolerau, na Suíça, Massa disse que a 4a colocação na Bélgica veio na hora certa. “Eu estava precisando de um resultado desses, não porque estivesse me sentindo pressionado, mas para encerrar uma fase de pouca sorte. Eu vinha sendo competitivo nas últimas corridas, só que não conseguia terminar as provas. Agora, vou procurar manter a concentração para continuar chegando na zona de pontos.”
A Sauber já quebrou seu próprio recorde de pontos desde que estreou na Fórmula 1 em 1993. Foram, até agora, 28 – 10 com Massa e 18 com seu companheiro de equipe Giancarlo Fisichella. Nesta semana, os dois participarão dos ensaios coletivos com todas as escuderias em Monza, palco do GP da Itália, dia 12 de setembro. Fisichella treinará na quarta e na quinta, enquanto Massa o substituirá na sexta-feira. O programa inclui a avaliação de novos componentes aerodinâmicos e pneus especialmente desenvolvidos pela Bridgstone para o circuito italiano.
Massa não esconde a ansiedade com a próxima corrida. “Como Spa, Monza é uma pista onde nossos carros devem ir bem. Nosso objetivo neste final de temporada é aproveitar bem as oportunidades que surgirem. Esses testes serão importantes porque todas as equipes estarão lá e já teremos uma idéia inicial de como estaremos para a prova.”
