Empolgado com o quarto lugar em Spa-Fancorchamps, Felipe Massa dedicou ao avô materno o melhor resultado de sua carreira na Fórmula 1, iniciada em 2002 pela mesma Sauber. Fernando Coelho dos Santos morreu de câncer no sábado e foi enterrado em São Paulo no mesmo dia. Os pais de Massa se encontravam na Bélgica e não puderam voltar a tempo para a cerimônia. Com mais cinco pontos, Massa tem agora 10 e subiu para a 12ª colocação no Mundial de Pilotos.
”Foi show de bola. Acho que foi a melhor corrida da minha vida. No início fiquei preocupado porque toquei com o Kimi Räikkönen na largada e em seguida o Sato me acertou por trás. Apesar de parar duas vezes nos boxes, uma delas para trocar a asa traseira, eu sabia que a prova não estava perdida porque muita coisa ainda poderia acontecer. Mesmo com uma trepidação constante, o carro andou bem o tempo todo, como a gente já esperava, e pude ganhar diversas posições”, comentou Massa, que desde o 5o lugar em Mônaco não marcava pontos. Em Spa, depois das duas paradas no início da prova, ele chegou a andar nas últimas posições.
O quinto lugar de Giancarlo Fisichella ajudou a Sauber a alcançar seu ponto mais alto na temporada e a consolidar a 6ª posição entre os construtores, agora com 28 pontos. Desde o GP dos EUA de 2002, quando Heinz-Harald Frentzen e Nick Heidfeld terminaram respectivamente em 3º e 5º, a Sauber não vivia um fim de semana tão feliz. “Eu estava confiante de sair entre os 10 primeiros e terminar na zona de pontos. Fiz uma corrida muito bonita, principalmente na briga com o Montoya. Ele saiu dos boxes quando eu estava passando e colocou o carro do meu lado. Achou que eu ia tirar o pé, mas encarei e ele não teve como passar. Depois, consegui me manter na frente dele até que ele parou.”
Empurrada pelo potente motor Ferrari-Petronas, a Sauber já esperava uma boa performance tanto em Spa quanto em Monza, na próxima etapa, já que as duas pistas têm as curvas rápidas tão a gosto do chassi C23. Ao confirmar a expectativa positiva, a Sauber vai para o GP da Itália, daqui a duas semanas, pronta para somar mais pontos. “O resultado de hoje foi importante para manter a moral elevada. Vamos continuar fortes em Monza e brigando para chegar outra vez entre os oito primeiros”, concluiu Massa.