A Porsche deixará o Mundial de Endurance ao final da temporada 2025. A marca alemã anunciou a saída nesta terça-feira (7), alegando um ‘realinhamento compreensivo’ nos programas de automobilismo da fabricante.
A operação de dois carros na classe do Hypercarros será terminada após o encerramento do campeonato no próximo mês com as 8 Horas do Bahrein. Entretanto, seus esforços com a Penske no WeatherTech SportsCar segue no próximo ano.
A Porsche vai focar seus esforços de fábrica tanto no campeonato da WeatherTech quanto na Fórmula E, além dos programas de clientes em categorias ao redor do mundo, incluindo o Porsche 911 GT3 Evo que estreia em 2026.
A despedida da principal classe do WEC vem após meses de especulações se a marca alemã continuaria com a dupla de carros, apesar de ambos inicialmente serem destinados até o final de 2027. No entanto, os programas revisados por conta da queda nas vendas de veículos elétricos da empresa, bem como a outras perdas, incluindo tarifas impostas pelos EUA.
Uma decisão deveria ter sido tomada até o último mês de agosto, mas tudo teve de ser atrasado por conta da mudança do CEO da Porsche, Oliver Blume, que atualmente está em cargo duplo também como diretor executivo na Volkswagen.
“Lamentamos profundamente que, devido às circunstâncias atuais, não possamos continuar nossa participação no WEC após esta temporada. O automobilismo sempre foi de grande importância para a Porsche e é uma parte essencial da marca.”, disse o Dr. Michael Steiner, membro do conselho executivo da Porsche AG.
Tomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport, acrescentou que “usamos o automobilismo como plataforma de desenvolvimento para tecnologias futuras e para ilustrar o potencial dos nossos carros esportivos. Com o Porsche 963 na série IMSA norte-americana e o Porsche 99X Electric no Campeonato Mundial de Fórmula E, queremos continuar lutando por vitórias gerais no futuro. Essa é a nossa tradição e o nosso foco.”
