Interlagos desafia os pesados caminhões

A terceira etapa da Fórmula Truck, temporada 2004, inicia nesta sexta-feira, dia 14 de maio, com os treinos livres no autódromo de Interlagos, São Paulo. Essa etapa é sempre um grande desafio para pilotos e equipes da categoria. Mesmo sendo a disputa mais aguardada por todos que integram o campeonato brasileiro de caminhões, principalmente pela exposição que proporciona às marcas que investem no evento, por outro lado é temida pelas dificuldades que o traçado do circuito impõe aos pilotos e o equipamento. O trabalho das equipes para esse evento começou logo após a segunda etapa ocorrida em abril, cada uma buscou a sua maneira preparar o veículo de competição para enfrentar com o sucesso a exigente pista de Interlagos. O desgaste dos caminhões durante a prova é muito grande, um bom resultado será obtido por aquele piloto que souber economizar o equipamento e no momentos finais puder aumentar o ritmo.

Uma prova do desgaste que os caminhões sofrem é o grande número de participantes que são penalizados por excesso de velocidade no único ponto da pista onde a mesma é monitorada. O radar é colocado em um ponto do circuito onde a velocidade máxima permitida é de 160 quilômetros por hora, no restante da pista é liberada. O time penalty obriga o piloto a parar em um local pré-definido por um determinado tempo. O desgaste precoce dos freios é óbvio e o piloto passa a ter dificuldades em manter a posição, alta velocidade na maior parte do circuito e logo a seguir uma desaceleração brusca, o truck não agüenta e as penalizações vão acontecendo. Na etapa de 2002, por exemplo, o piloto Diumar Bueno com caminhão Volvo foi penalizado por quatro vezes no radar, em um total de doze. Já em 2003, antes da décima segunda volta, quando entra o Pace Truck e acontece a pontuação dos primeiros colocados, meia dúzia de pilotos já haviam sido penalizados.

Para o piloto do caminhão Ford número 2, Eduardo Macarrão da equipe Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas, a receita do sucesso está em economizar o equipamento durante toda a etapa e não somente na prova, para tê-lo em plenas condições quando for dada a largada. “É necessário saber dosar tanto durante os treinos como na prova, largar em uma posição intermediária com o truck em plenas condições e buscar o resultado na disputa principal é a receita ideal”, ensina o Mad Macarrão. “Na prova vou tentar me manter próximo das primeiras posições até a décima segunda volta para após ir aumentando o ritmo até o final”, finaliza Macarrão.

O Mad Macarrão e o também piloto da equipe Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas Leandro Totti, que comanda o caminhão número 73 na Fórmula Truck, tiveram a desagradável penalização no radar na etapa de Guaporé, o que para Totti custou a perda da quarta colocação na prova. “É tive o azar de passar acima da velocidade permitida no radar na última prova e ainda quando faltavam poucas voltas para o final, além de perder a quarta colocação e a possível conquista do pódio ainda ficou muito difícil para recuperar as posições”, lamenta Leandro. Totti concorda com seu companheiro de equipe de que é necessário saber dosar na busca dos resultados em pista. “A equipe vem trabalhando muito bem nos caminhões Ford e temos o acerto para buscarmos um bom posicionamento no treino classificatório, mesmo se não conseguirmos a posição ideal no grid, podemos na prova buscar o resultado principalmente porque o circuito de Interlagos permite isso”, assegura o piloto 73.

A equipe Londrina Truck Racing, com o apoio da Itapemirim Cargas/ Penha irá realizar na sexta-feira a doação de uma tonelada de alimentos para instituições de apoio a menores carentes da cidade de São Paulo. As crianças e jovens serão buscados na entidade pelo ônibus da empresa Itapemirim e terão acesso ao autódromo onde poderão conhecer de perto os pilotos e equipes que fazem o evento da Fórmula Truck.

A programação da Fórmula Truck em Interlagos é a seguinte:

Sexta-Feira, 14/05

14:00 hs às 15:00 hs – 1º Treino Livre

16:00 hs às 17:00 hs – 2º Treino Livre

Sábado, 15/05

09:00 hs às 10:00 hs – 3º Treino Livre

10:30 hs – Pesagem oficial de pilotos

11:15 hs às 12:15 hs – 4º Treino Livre

12:30 hs – Briefing

14:15 hs às 14:35 hs – Treino Especifico p/ verificação de fumaça

15:00 hs às 16:30 hs – Treino Classificatório

Domingo, 16/05

09:15 hs às 10:00 hs – Warm Up

11:10 hs às 11:20 hs – Show do intervalo

11:20 hs às 12:15 hs – Truck Teste

12:20 hs às 12:55 hs – Desfile dos Pilotos

13:00 hs às 13:30 hs – Show do Intervalo 2

13:30 hs – Abertura de box Fórmula Truck

13:30 hs – Posicionamento das modelos no Grid para entrega das Homenagens

13:35 hs – Entrega do Trofeu Pole Position e Equipe Mais Organizada

13:45 hs – Fechamento de box da Fórmula Truck

14:00 hs – Abertura Oficial

14:05 hs – Hino Nacional

14:15 hs – Volta de apresentação, largada 30 voltas ou tempo máximo de 1:15 hs.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.