Em uma corrida caótica neste sábado em Cuiabá (MT), Nelson Piquet Jr. venceu a Corrida 2 da penúltima etapa do TCR South America e TCR Brasil. A prova, realizada no Autódromo Internacional de Mato Grosso, também confirmou Leonel Pernía como o campeão sul-americano de 2025, após o argentino sobreviver a uma bateria repleta de incidentes e abandonar a disputa direta pela vitória. A etapa ainda manteve aberta a briga pelo título brasileiro, que será definida em dezembro, em Interlagos.

A prova teve início com Ernani Kuhn na pole position. Genaro Rasetto acabou queimando a largada, e Tiago Pernía assumiu a ponta. Kuhn perdeu algumas posições.
Ainda na primeira volta, com o grid muito próximo, os líderes acabaram se envolvendo em uma confusão. Kuhn foi o mais prejudicado e abandonou a prova. Mais atrás, Leonel Pernía, líder do TCR South America, também sofreu alguns danos.
O safety car entrou na pista. Nesse momento, Juan Ángel Rosso estava na liderança, com Leo Reis em segundo e Fabian Yannantuoni em terceiro.
A relargada aconteceu com 23 minutos no relógio. Tiago Pernía, que vinha em nono, saiu da pista. Já Leo Reis aproveitou para pressionar Rosso e conseguiu a ultrapassagem. Nelson Piquet Jr. também tirou vantagem do momento e tomou a segunda posição, mas logo foi superado por Yannantuoni. Os dois ficaram lado a lado, mas o brasileiro não conseguiu se recuperar e voltou para a quarta posição.
A prova se estabilizou por alguns instantes, mas logo voltou a ficar agitada, com Yannantuoni perdendo ritmo e caindo para quarto. Rosso passou a ser o segundo, seguido por Piquet Jr.
Rosso e Reis ficaram lado a lado, e o argentino levou a melhor. Porém, Piquet Jr. vinha acompanhando o ritmo e conseguiu tomar a primeira posição com 16 minutos restantes. Já Leonel Pernía subiu rapidamente e se colocou na terceira posição.
Os dez minutos finais foram marcados por problemas no carro de Raphael Reis e pela vantagem crescente de Piquet Jr. sobre Rosso.
Faltando dois minutos para o final, Leonel Pernía perdeu o carro em uma das curvas e saiu da pista. Ele não conseguiu retornar, e o safety car foi acionado.
Os carros relargaram para a última volta, e Piquet se manteve na ponta para vencer com tranquilidade no TCR South America e TCR Brasil. Leo Reis terminou em segundo, enquanto Fabian Yannantuoni completou o pódio em Cuiabá.
Rasetto conseguiu se recuperar da punição por queimar a largada e completou a prova na quarta posição, acompanhado por Enzo Gianfratti, vencedor na classe Trophy. Mariano Pernía foi o sexto colocado, enquanto Adrián Chiriano terminou em sétimo. Juan Ángel Rosso cruzou a linha em oitavo, e Maria Nienkotter garantiu a nona colocação.
Os resultados confirmaram Leonel Pernía como o grande campeão da temporada 2025 do TCR South America. Esse é o primeiro título do argentino, que agora terá a oportunidade de correr na Stock Car em 2026.
No campeonato brasileiro, a disputa segue aberta e será definida no segundo fim de semana de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
