A etapa que marcou o início do “julho uruguaio” e também o encerramento da primeira metade da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB foi dominada por pilotos argentinos, mas os brasileiros também deixaram sua marca no domingo (13), no circuito de Mercedes. Leonel Pernía (Honda YPF Racing) e Juan Ángel Rosso (Paladini Racing) subiram no topo do pódio, enquanto Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino) e Raphael Reis (W2 ProGP) conquistaram segundos lugares nas respectivas corridas.
Na primeira prova do dia, Piquet Jr. largou na pole e brigou pela vitória, mas viu Pernía assumir a liderança logo na largada. Com 10ºC de temperatura ambiente, o argentino aproveitou melhor a saída e se manteve à frente mesmo com a pressão constante do brasileiro, levando a vitória com 0s423 de vantagem. Fabricio Pezzini foi o terceiro, seguido por Raphael Reis e Juan Ángel Rosso.
Após a corrida, Pernía reconheceu a importância da largada para o resultado final. “O fato é que foi uma grande corrida. Quero parabenizar a todos da Squadra Martino e aos patrocinadores da equipe. Entendo que fizemos uma grande largada, depois nos seguramos bem e resistimos bem à pressão de Nelsinho, que vinha mais rápido que nós.”
Piquet Jr. também avaliou que o começo foi determinante. “O carro estava muito rápido. A largada foi um pouco cautelosa demais, e aqui o pole larga do lado sujo da pista. Estava um pouco mais rápido em todos os setores, mas é um circuito realmente mais difícil para ultrapassar, e também tem o fato de ter à frente um companheiro de equipe, então não posso arriscar muito.”
Na segunda corrida, Pedro Cardoso teve problemas ainda na volta de saída para o grid e foi rebocado para os boxes da PMO Racing. Na pista, o panamenho Luis Ramírez largou na frente, mas perdeu posições para Genaro Rasetto e Juan Ángel Rosso. Com Rasetto punido por queima de largada, Rosso assumiu a liderança, sendo seguido de perto por Raphael Reis, que imprimiu forte ritmo. Pezzini também entrou na disputa, enquanto Cardoso voltou à pista para completar algumas voltas.
Rosso segurou a pressão do brasileiro e garantiu sua segunda vitória na temporada, a terceira da Paladini Racing no ano. “Não foi nada fácil porque o Rapha estava muito rápido, mas o carro sempre se comportou da mesma maneira, sempre fez o que tinha de ser feito, embora não fôssemos tão competitivos quanto eles. Estivemos rápidos, mas não o bastante, então estou muito feliz, muito contente e muito grato à equipe. O carro também chegou ao fim da prova, o que foi um desafio, então a verdade é que estamos muito contentes e felizes. Acho que já temos três vitórias neste ano, algo que não conseguimos no ano passado”, afirmou Rosso.
Reis também comemorou o pódio: “Foi uma corrida bem boa e estava muito rápido. Enfrentei dois toques ainda no começo, mas mesmo assim o ritmo era bom. Mas passar aqui é algo complicado, e o Rosso se defendeu muito bem. Muito feliz com o resultado e por voltar a ter um bom desempenho no campeonato. Tomara que seja assim até o fim.”
No campeonato, Leonel Pernía foi o maior pontuador do fim de semana com 71 pontos e venceu o troféu Driver of the Weekend by Ademicon. O argentino agora soma 354 pontos, ampliando a liderança no campeonato. Mesmo sem completar a segunda prova, Pedro Cardoso segue como vice-líder com 262 pontos, mas vê Nelson Piquet Jr. se aproximar, agora com 243. Fabricio Pezzini é o quarto com 225, seguido por Raphael Reis, que soma 221.
