O grid do TCR South America ganha uma nova bandeira em 2025: o Chile passa a integrar oficialmente a principal competição continental de turismo com a chegada de Benjamín Hites, que assumirá o comando de um Peugeot 308 GTI preparado pela equipe argentina PMO Racing.
Hites se junta aos representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Panamá e Estados Unidos. A estreia do chileno está marcada para a próxima etapa, no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai.
Com passagem por importantes campeonatos internacionais, Hites traz um currículo que inclui o vice-campeonato do Ferrari Challenge nos Estados Unidos em 2019, além de participações no Top Race Series argentino, GT World Challenge Europe, IMSA SportsCar e até uma vitória nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, na classe Silver.
Em sua trajetória, o piloto também disputou a tradicional Petit Le Mans, nos Estados Unidos, e participou da prévia das 24 Horas de Le Mans com um protótipo LMP3, consolidando sua experiência em provas de longa duração.
Agora, o desafio é diferente. Estreando no formato do TCR, Hites substitui o argentino Genaro Rasetto e encara um novo estilo de corrida, em carros de tração dianteira e provas mais curtas. Será o primeiro piloto chileno na categoria desde Javier Scuncio, em 2022.
Animado com a novidade, Hites reconhece os desafios da adaptação. “É uma grande oportunidade, mesmo sem muita experiência com carros do tipo TCR, com a pista e com a Peugeot. Então vai ser um fim de semana em que terei de lidar com essas três variáveis, mas estou confiante”, afirmou.
O foco agora está na preparação. “Vou treinar no simulador para aprender a pista e estudar o regulamento, os procedimentos de largada e tudo o que for importante. Quero estar o mais pronto possível para competir com os melhores da América do Sul”, concluiu o chileno.
