Em alta, Nelson Piquet Jr. lidera luta pelo título do TCR Brasil

Dez anos depois, Nelson Piquet Jr. pode voltar a comemorar um título na sua carreira. Dono de trajetória única no automobilismo e conhecido pela versatilidade, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 vai para a decisão do TCR Brasil, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, como líder do campeonato na final do campeonato, que será disputada entre 12 e 14 de dezembro.

Em 2015, Piquet Jr. foi o primeiro piloto a comemorar o título de campeão da FIA Fórmula E. Na sequência da sua carreira, acelerou em categorias como o FIA WEC (Mundial de Endurance), se consolidou no grid da Stock Car Pro Series — onde é um dos grandes nomes da temporada 2025 — e, neste ano, assumiu novo desafio ao fazer um ano completo correndo no TCR, nos campeonatos sul-americano e brasileiro.

Embora tivesse feito uma etapa em conjunto com o FIA TCR World Tour, em Interlagos, no ano passado, foi em 2025 que Nelsinho fechou compromisso para disputar uma temporada completa pela argentina Squadra Martino, liderada por Seba Martino. Em meio a quatro companheiros de equipe locais, o brasileiro assumiu a pilotagem do Honda Civic Type R FL5, estampado com o numeral #33.

Habituado a guiar carros de tração traseira, como é o da Stock Car, Piquet Jr. se empenhou na adaptação ao seu Honda Civic, de tração dianteira, com um estilo de pilotagem bastante distinto. Outro fator que o piloto teve de reaprender foi sobre as largadas ‘paradas’ do TCR e ao sistema do carro para este procedimento. Mesmo assim, o experiente competidor de 40 anos conseguiu entregar desempenho nas fases argentina e uruguaia do campeonato, com seis pódios, três poles, três voltas mais rápidas e o troféu Driver of the Weekend de maior pontuador na etapa de Termas de Río Hondo, na Argentina.

Em alta, Nelson Piquet Jr. lidera luta pelo título do TCR Brasil
Foto: Hernan Capa/TCR South America

Desafio e virada em casa — A fase brasileira do calendário do TCR South America coincidiu com a abertura da terceira temporada do TCR Brasil  e começou no mês de agosto com a estreia das categorias no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Para Nelsinho, o desafio foi ainda maior, já que o piloto teve de conciliar o trabalho na Squadra Martino com sua jornada na Stock Car com a Scuderia Bandeiras, alternando entre as pilotagens do Honda Civic e do Mitsubishi Eclipse Cross em fim de semana com quatro treinos livres, duas classificações e outras quatro corridas em meio a forte calor e cenário de exigência física e mental.

Mas foi justamente neste contexto em que Nelsinho cresceu, se fortaleceu e construiu suas primeiras vitórias no conceito TCR. No Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, o piloto escalou o topo do pódio pela primeira vez no TCR South America e no TCR Brasil.

E em Cuiabá, em fim de semana muito exigente, marcado pelo forte calor, a inconstância climática e pelo desafio de uma jornada noturna na inauguração do Autódromo Internacional do Mato Grosso, Piquet Jr. conquistou a pole pelo TCR Brasil, fez as duas provas largando do fim do grid com seu Honda Civic #33 e venceu as duas pelo certame nacional, além de vencer a Corrida 2 pelo TCR South America, desencantando de vez.

E para completar a fase iluminada, Nelsinho vem de campanha vitoriosa na Stock Car correndo em sua casa, Brasília, na reinauguração do autódromo que leva o nome do seu pai. Além da pole no sábado, o piloto terminou a corrida sprint em terceiro e fechou o fim de semana com vitória na prova principal da etapa, sendo aplaudido de pé pelo grande público presente às arquibancadas, no último dia 30 de novembro, quando recebeu o troféu pelo triunfo das mãos de ‘Nelsão’ Piquet.

Agora, com somente a etapa de Interlagos para disputar, Piquet Jr. chega à decisão do TCR Brasil com 202 pontos, três vitórias, quatro pódios e uma pole. Seu principal oponente na luta pelo título é o jovem Léo Reis (W2 ProGP), paulistano de 22 anos, que vai para a final do campeonato com 161 tentos.

A última etapa vai distribuir 85 pontos (dez pela pole, 40 pela vitória na Corrida 1 e 35 pelo triunfo na segunda prova da rodada), de modo que Léo Reis pode alcançar um máximo de 246 tentos. Desta forma, basta a Nelsinho marcar 44 pontos, independentemente dos resultados dos adversários, para voltar a conquistar um título em sua versátil carreira no automobilismo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.