Léo Reis conquistou neste sábado (4) sua primeira pole position no TCR South America e TCR Brasil no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Em uma classificação marcada pelo calor intenso e por tempos muito próximos, o piloto brasileiro levou a melhor na fase decisiva e garantiu a posição de honra no grid.
A classificação aconteceu em um cenário de baixa umidade, com 41°C na pista. Os 14 carros saíram dos boxes às 12h05, aquecendo os pneus. Com cinco minutos, os tempos começaram a aparecer. Pedro Cardoso (PMO Racing) se colocou no topo da tabela com 1min33s123, ainda alto, mas normal para a primeira parte da atividade.
Perto dos dez minutos finais, os pilotos foram para os boxes para fazer o revezamento de pneus, procurando extrair a melhor performance de seus carros.
Os carros voltaram para a pista, com Nelson Piquet Jr. (Honda YPF Racing) assumindo a ponta com 1min33s107. Cardoso se manteve em segundo, 0s016 atrás, seguido por Leonel Pernía (Honda YPF Racing), com 1min33s357.
Nos últimos segundos, Raphael Reis (W2 Pro GP) conseguiu 1min32s945, assumindo a liderança. Mas Fabián Yannantuoni (Paladini Racing) foi mais rápido, anotando 1min32s695.
Com isso, se classificaram para o Q2: Fabián Yannantuoni (Paladini Racing), Raphael Reis (W2 Pro GP), Nelson Piquet Jr. (Honda YPF Racing), Pedro Cardoso (PMO Racing), Juan Ángel Rosso (Paladini Racing), Léo Reis (W2 Pro GP), Marcos Regadas (PMO Racing), Leonel Pernía (Honda YPF Racing), Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport), Mariano Pernía (Honda YPF Racing), Genaro Rasetto (PMO Racing) e Maria Nienkotter (Cobra Racing Team). Eliminados: Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) e Fernando Croce (Porthack Racing).

Os carros foram para a parte final do classificatório, mas alguns pilotos preferiram esperar, como Piquet Jr. Cardoso abriu os tempos com 1min32s705, com Reis logo atrás, 0s065 mais lento. Pernía se encontrava em terceiro até o momento em que os carros voltaram para os boxes.
Durante as paradas, com a pista mais vazia, Nienkotter e Piquet Jr. foram abrir suas voltas. No momento em que o piloto do #33 tentava seu tempo, o carro de Nienkotter ficou parado na pista, causando bandeira vermelha com 2min47s ainda no relógio.
A sessão voltou rapidamente, com pista cheia. Raphael Reis passou em primeiro, com 1min32s497, seguido por Leonel Pernía, que ficou apenas 0s009 atrás. Cardoso ficou com a terceira posição, com 1min32s698. Raphael Reis garantiu o quarto lugar, 0s320 atrás do líder, enquanto Fabián Yannantuoni ficou em quinto com 1min32s917.
A sexta posição ficou nas mãos de Genaro Rasetto (PMO Racing). Juan Ángel Rosso (Paladini Racing) foi o sétimo, seguido por Marcos Regadas (PMO Racing). Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport) garantiu o nono tempo, enquanto Nelson Piquet Jr. (Honda YPF Racing) fechou o top-10. Mariano Pernía (Honda YPF Racing) e Maria Nienkotter (Cobra Racing Team) ficaram com o 11º e 12º lugares, respectivamente.
O TCR South America e o TCR Brasil realizam a primeira prova do fim de semana ainda neste sábado, a partir das 16h05.
