A quinta etapa do TCR South America, que acontece neste fim de semana, entre os dias 12 e 13 de julho no Autódromo de Mercedes, no Uruguai, promete ser um marco para três dos cinco brasileiros da categoria: Nelson Piquet Jr., Maria Nienkötter e Enzo Gianfratti farão sua estreia no tradicional circuito, enquanto Raphael Reis e Pedro Cardoso tentam repetir o sucesso de edições anteriores.
Com um currículo que inclui passagens pela Fórmula 1 e o título inaugural da Fórmula E, Nelson Piquet Jr. vive um ano de adaptação no TCR South America. Piloto do Honda Civic #33 da Squadra Martino, ele tem mostrado evolução constante na categoria de tração dianteira, conquistando pole position e dois pódios na etapa argentina de Termas de Río Hondo.
Agora, o desafio é dominar a pista uruguaia de Mercedes (2.960 metros, nove curvas), que nunca havia corrido antes. “Desde o começo, sabia que seria difícil por não conhecer os circuitos. Mercedes será mais um aprendizado, mas acredito que, a partir daqui, teremos mais condições de brigar pelo título”, afirmou Piquet Jr., terceiro na classificação geral com 189 pontos.

Para os jovens Maria Nienkötter, de 18 anos e Enzo Gianfratti, de 22, a temporada no TCR South America representa a primeira experiência internacional em suas carreiras. Maria, que venceu a seletiva feminina em Interlagos no ano passado, encara 2025 como um ano de aprendizado. “Cada etapa é uma nova lição. Estou focada em evoluir e aproveitar essa chance no Uruguai”, disse a pilota da Toyota Corolla #23 da Cobra Racing Team.
Já Gianfratti, que acumula três vitórias na Copa Trophy, destacou a importância de conhecer circuitos históricos. “Mercedes e El Pinar serão novos para mim. Vamos estudar ao máximo para entregar o melhor desempenho”, afirmou o piloto da Porthack Racing.
Os brasileiros vivem uma disputa quente com os competidores argentinos esse ano, protagonizando momentos eletrizantes em pista. A etapa no Uruguai é considerada “território neutro” e deve ajudar a disputa, até então favorável aos argentino, a se tornar mais equilibrada antes das provas brasileiras, que iniciam em agosto.
