Com o quinto lugar na 8ª etapa da Fórmula Renault Brasileira, disputada neste domingo (dia 22), no Rio de Janeiro, o brasiliense Alexandre Foizer, da equipe Cesário Fórmula, fechou a rodada dupla deste final de semana com dois pódios. Na etapa de sábado (21), ele havia sido o terceiro colocado e, como os cinco primeiros sobem ao pódio na Renault, fechou a rodada novamente entre os premiados em Jacarepaguá.
A vitória ficou com o paulista Daniel Serra, da equipe Bassani, também vencedor na corrida de sábado. O piloto segue na liderança do campeonato com 148 pontos. Alexandre está em segundo, com 124. O resultado, no entanto, é extra-oficial, já que Alexandre Foizer luta na justiça pela recuperação dos pontos que perdeu nas etapas de Campo Grande (onde ficou em terceiro) e Vitória (onde venceu).
Alexandre esteve em quarto no início da prova, depois de levar um toque de Diego Nunes na largada e ficar com o carro “torto”. Depois de um acidente entre Gustavo Foizer e Allan Helmeister (que estavam a sua frente), Alexandre passou para terceiro. Mas faltando nove voltas para o final da corrida, ele acabou levando um toque do piloto Carlos Iaconelli e caiu para sétimo. Algumas voltas depois, uma confusão envolvendo os pilotos Vinícius Canhedo e Felipe Lapenna, acabou favorecendo Alexandre que subiu para quinto.
“Na largada, o Diego bateu no meu carro e ele ficou totalmente torto. Mesmo assim, consegui acompanhar o pessoal que estava na frente e cheguei bem próximo do André (Souza, segundo colocado). Depois, acabei dando uma erradinha que permitiu a aproximação do Iaconelli. Ele tentou me passar, mas acabou batendo no meu carro e eu rodei e perdi posições”, contou Alexandre.
“Mesmo com todas as dificuldades, consegui me manter calmo e trouxe o carro até o final, marcando pontos importantes para o campeonato”, completou.
Já o gêmeo Gustavo Foizer terminou na 11ª colocação, depois de andar em terceiro no início da corrida. Gustavo, que largou em nono, se aproveitou bem de um incidente que envolveu alguns carros após a largada e ganhou seis posições. O piloto vinha bem, junto ao pelotão de frente, mas na disputa com Alan Hellmeister acabou levando um toque do piloto e ficou sem parte da sua asa dianteira, caindo várias colocações.
“Foi uma pena. Eu larguei bem e tinha tudo para lutar por um bom resultado. Acho que o Alan estava muito ansioso, porque ele largou em último e conseguiu chegar rápido lá na frente, mas foi tentar me passar por fora em um ponto em que é impossível. Acabei ficando sem parte da asa dianteira e cai várias posições”, explicou Gustavo, que na etapa de sábado também acabou abandonando.
Na Fórmula Renault Brasileira, os gêmeos são patrocinados pelas marcas de bebida Coca-Cola e Burn, pela revista Caras e Vasp.