Porsche Cup: Com freio ‘raiz’, Enzo Elias vence a primeira no Velocitta

O Autódromo Velocitta recebeu os novos carros da Porsche Carrera Brasil pela primeira vez para uma corrida oficial. Em uma corrida válida pela segunda etapa da temporada 2022, os pilotos foram à pista neste sábado (23) para a classificação na parte da manhã e para a primeira corrida no início da tarde. Quem esteve na disputa na Carrera voltou ao tempo do “freio raiz”, já que a Porsche decidiu por desabilitar o ABS para os carros novos, alinhando com os carros que disputam a Supercup. Na Carrera, o pole position foi Werner Neugebauer e pela Sprint Challenge Raijan Mascarello foi o mais rápido. Venceram as corridas, Enzo Elias na Carrera e Mascarello pela Sprint Challenge.

Na primeira corrida da Carrera, Neugebauer largou na posição de honra do grid com Christian Hahn dividindo a primeira fila, mas ao defender sua colocação acabou cedendo espaço para quem vinha da segunda fila assumir as primeiras colocações. Faltando pouco mais de 15 minutos, quando disputava a quinta colocação com Marçal Muller, viu o carro perder rendimento e abandonou a prova.

Enzo Elias assumiu a ponta logo na primeira curva e soube administrar sua boa largada até o fim da prova e receber a sua primeira bandeira quadriculada em primeiro lugar na temporada 2022. O piloto do Distrito Federal teve como companhia no pódio os pilotos Miguel Paulo em segundo, Christian Hahn em terceiro, Pedro Aguiar em quarto e fechando o top-5 do pódio veio Marçal Müller.

Neste domingo (24) acontecem as corridas 2 tanto da Carrera Cup como da Sprint Challenge. As largadas acontecem, respectivamente, às 13h10 e 13h45.

Fala, piloto!
“Sem o sistema de ABS, todo o sistema de freio acaba se tornado extremamente importante. Existe um aquecimento do conjunto que o ABS mascara, então a partir daí o controle de desgaste, temperatura é muito importante, porque chega no final da corrida e os pneus estão desgastados, o carro está desgastado e isso faz com que você abuse mais do freio. O maior desafio é controlar a temperatura de freio e eu consegui andar de cara para o vento e não me preocupar tanto com isso”.
Enzo Elias (Porsche Carrera #73, vencedor da Corrida 1)

A pista do Velocitta na ótica da FREMAX
“Os freios são postos realmente à prova na pista do Velocitta. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando. É uma pista muito técnica e a frenagem correta conta muito para um bom tempo de volta; e no Velocitta isso é ainda mais determinante”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.