A preparação de Matheus Comparatto para a temporada 2026 a bordo do carro de competição mais produzido no mundo tem um novo capítulo neste fim de semana no Estoril.
Único brasileiro do grid da Porsche Cup Southern Europe, o campeão da F4 Brasil em 2024 reassume o Porsche #11 preparado pela Ombra Racing e terá pela frente uma intensa jornada no autódromo onde Ayrton Senna venceu pela primeira vez na F1.
Todas as atividades da segunda etapa do campeonato que reúne grandes talentos dos eventos promovidos pela Porsche ao redor do mundo estão concentradas no sábado, com 45 minutos de treino livre, tomada de tempo e duas corridas de 35 minutos.
Comparatto esteve no Estoril em duas ocasiões em 2025, seu ano de estreia nos carros de GT após uma bem-sucedida trajetória em monopostos no Brasil. Ele disputou provas de sprint e endurance da temporada regular da Porsche Cup Brasil e, no fim do ano, integrou o seleto grupo de 12 finalistas do Porsche Jr Programmer Shoot-Out. Os testes de pista da fase final da seletiva mundial da Porsche também aconteceram no Estoril.
Na Porsche Cup Southern Europe o paulista de 19 anos de idade que terminou em quarto lugar o campeonato de sprint de 2025 e foi vice-campeão no de endurance pilota um carro idêntico ao que acelera no campeonato brasileiro. Há duas principais diferenças entre os eventos: no Southern Europe os carros largam parados do grid e não há o Boost, enquanto no Brasil tradicionalmente as largadas são lançadas e, a partir da metade da temporada anterior, houve a estreia do mecanismo que permite acionamento de potência extra.
Comparatto fez na semana passada sua estreia com a Ombra Racing, no Algarve. Depois de classificar o carro em sétimo em condições de pista úmida, alinhou o #11 com pneus de chuva para a primeira corrida. A pista secou rapidamente e um de seus pneus se deteriorou. Com o pneu furado, ele teve que fazer uma parada nos boxes e acabou no fim do pelotão. Largando da última fila na corrida 2, o paulista escalou o pelotão e fechou seu primeiro fim de semana disputando um campeonato europeu com um respeitável sexto lugar.
O desfio agora, na pista onde fez pódio e disputou a vaga de piloto Porsche Junior, é acumular mais experiência, medindo forças com outros jovens talentos internacionais. As corridas têm largadas marcadas para 10:30 e 12:40 pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo no canal oficial da Porsche Sprint Challenge Southern Europe no Youtube.
O que ele disse:
“Tivemos uma boa estreia e agora o objetivo é ir além. Já estou mais entrosado com o time, conheço a pista e confio que teremos ritmo para brigar pelo top5. O principal é aproveitar bem todas as sessões e acumular quilometragem. O campeonato é muito disputado e tenho certeza que completar bem todas as corridas vai me deixar mais afiado e confiante para a temporada que teremos pela frente no Brasil”
Matheus Comparatto
