Por NASCAR Brasil
Ontem, no tradicional Superspeedway de Talladega, no estado do Alabama, aconteceu a trigésima-terceira etapa da NASCAR Sprint Cup, sendo a sétima válida pelo Chase for the Sprint Cup. Toda a corrida em Talladega é carregada em uma expectativa maior devido aos seus tradicionais acidentes que envolvem um número considerável de pilotos, conhecido como “Big One”. Mas, em compensação, este amigo dos fãs da NASCAR não se fez presente hoje, o que não impediu que a prova estivesse carregada de emoções até depois do fim.
A pole foi do colombiano Juan Montoya, mostrando a sua boa habilidade em Super Speedways. A largada aconteceu formando as tradicionais duas ou três filas de carros, com a primeira volta sendo liderada surpreendentemente por Joe Nemechek, que logo foi jogado para o fim do pelotão. Na volta cinco, a primeira formação de três filas foi vista, e Kasey Kahne, pilotando pela Red Bull no meio da crise que vive a RPM, passa a ser o quinto piloto a liderar a prova. A alternância de líderes foi um ponto importante nesta etapa, onde tivemos em seu total 26 pilotos que lideraram e 85 trocas de lider.
Os pilotos, apesar das filas, seguiram rítimos conservadores, especialmente Denny Hamlin e Jimmie Johnson, que andaram constantemente no fim do pelotão e sempre houveram momentos em que dois pilotos se destacavam por um certo momento a frente dos concorrentes. Isso aconteceu com Juan Montoya e Jamie McMurray, também com Kurt Busch e Sam Hornish Jr. A tranquilidade reinou inclusive na primeira rodada de pits, que surgiu em bandeira verde.
Com esse estilo conservador, a primeira amarela aconteceu apenas na volta 69, quando tocado por Brad Keselowski, AJ Allmendinger roda sem bater no muro. Esta primeira intervenção foi de apenas quatro voltas, com a relargada sendo puxada por Kevin Harvick e Kyle Busch. Após a relargada, a tocada conservadora foi retomada, mas de forma incrível, Denny Hamlin começava a ficar para trás do pelotão e tomando uma volta em um erro de estratégia da Joe Gibbs Racing, o que poderia minar suas chances para a prova, e até para o campeonato. Jimmie Johnson estava também para trás e Kevin Harvick sempre tentava de alguma forma subir e ficar entre os ponteiros.
Por volta do giro 114, mais uma rodada de pit stops em bandeira verde, e Matt Kenseth leva punição por excesso de velocidade, sendo o único fato relevante nesta nova rodada. E a corrida seguiu com trocas quase de volta a volta até a volta 134, onde o primeiro acidente aconteceu, quando Jeff Burton é tocado por Dale Earnhardt Jr, que toca Jamie McMurray e vai para o muro, definindo o fim da prova para o veterano, que saiu furioso do carro e Jr indo para a garagem, assumindo logo depois o erro.
No retorno a bandeira verde, na volta 138, Montoya lidera a prova, mas não por muito tempo, pois em quatro voltas, mais uma amarela é deflagrada, com um acidente em que Marcos Ambrose ficou preso em Montoya e Bowyer, acabou rodando e Kevin Harvick, sem ter para onde fugir e bate no carro do australiano, tendo danos consideráveis em sua parte frontal. Nesta amarela, Denny Hamlin foi beneficiado pelo Lucky Dog e retorna a volta dos líderes. Neste momento, todos acreditavam que a prova e até o campeonato teria acabado para o piloto do carro de numeral 29.
Na volta 143, temos uma rodada de pits em bandeira amarela, e Joey Logano sai a frente para a relargada na volta 145 ao lado de Kurt Busch e Jamie McMurray tem um toque leve no muro e vai aos os pits para reparos, o que compromete por completo sua prova. Ao retornar na volta 155, Martin Truex Jr. lidera o pelotão ao lado de Montoya, que faz uma prova consistente junto aos líderes. Na volta 163, mostrando o nivel de competitividade, 33 pilotos estão na volta do líder e todos presentes no pelotão que disputa a vitória. Kevin Harvick começa a escalar o pelotão e retorna a disputa pela vitória de forma incrível, com as disputas constantes e trocas de líderes ocorrendo até a volta 182 de 188, quando uma bandeira amarela por detritos do carro de Joe Nemechek leva a todo o pelotão se juntar para quatro voltas emocionantes.
Na relargada, Bowyer é empurrado por Montoya e Johnson empurrado por Hornish. O piloto do 48 perde espaço e chegam na disputa Reutimann, com Harvick a frente. Mas, no começo da última volta, o momento mais incrível da prova acontece, quando um acidente leva o AJ Allmendinger a capotar seu carro e causar uma bandeira amarela. Como foi na última volta, as regras não pemitem a prorrogração e não se sabia quem era o vencedor. Harvick e Bowyer cruzaram a linha sem entender. O piloto do 33 começou a comemorar, mesmo sem saber enquanto seu companheiro de equipe aguardava pacientemente. Alguns minutos depois, se encerra o suspense, quando a NASCAR anuncia que Bowyer havia vencido, pois ele liderava no momento em que a bandeira amarela é anunciada. Montoya terminou em terceiro, Reutimann em quarto, seguidos por Logano, Truex Jr., Johnson, Jeff Gordon, Hamlin e Keselowski formando os dez primeiros.
No campeonato, Jimmie Johnson continua liderando, mas desta vez com 14 pontos de vantagem para Hamlin e 38 para Harvick. O quarto colocado, Jeff Gordon tem 207 pontos atrás para seu companheiro e começa a ter chances reduzidas de campeonato.
A trigésima-quarta etapa da NASCAR Sprint Cup e oitava do Chase será disputada no próximo domingo no Texas Motor Speedway.