Por NASCAR Brasil
O começo da segunda metade da NASCAR Sprint Cup aconteceu neste último sábado a noite, no Chicagoland Speedway, para a Lifelock.com 400. E em uma prova sem muitas bandeiras amarelas, foi marcada pela surpresa em um piloto que está somente pela segunda vez no Victory Lane: David Reutimann. Analisando os prognósticos, o piloto da Michael Waltrip Racing não estaria entre os favoritos a vitória, que inicialmente teve seu domínio estabelecido por Jimmie Johnson, que tomou a liderança do pole Jamie McMurray logo na primeira volta e foi a força dominante no oval do Illinois mesmo após a primeira entrada do Safety Car na volta 38, quando um toque de David Stremme no muro fez com que todos trabalhassem na primeira rodada de pit stops.
Jimmie Johnson, que esta semana se tornou pai, continuou na liderança ao retorno da bandeira verde na volta 43, seguido por Truex Jr., McMurray, Biffle e Reutimann. A corrida seguia com algumas brigas nos pelotões intermediários, especialmente entre Montoya, Allmendinger, Gordon, Stewart. Johnson continuou liderando de forma incrível até a volta 96, quando Jamie McMurray tomou a liderança após a entrada de Johnson nos pits e foi o segundo piloto a assumir a posição de honra durante a prova.
Mas o tetracampeão não teve boa sorte na segunda rodada de pit stops, pois cometeu um erro ao tentar entrar, perdeu velocidade, mas teve que dar mais uma volta para fazer sua parada. Mesmo assim, retornou na terceira posição, brigando com McMurray e Truex Jr pela liderança da prova. E a prova seguia um rítimo forte, com a bandeira verde seguindo na prova até que a constatação de detritos na curva 2 levou a uma nova bandeira amarela e rodada de pit stops.
A nova rodada de pits trouxe McMurray e Johnson dividindo a primeira fila, mas desta vez o período em verde durou duas curvas, quando Jimmie Johnson rodou após toque de Truex Jr., forçando uma nova bandeira amarela e uma entrada do tetracampeão nos pits de forma forçada, o que o levou para a 24ª posição. A prova se reiniciou na volta 140, um pouco além de sua metade do número de voltas, com McMurray e Jeff Gordon, que dividem a primeira fila. E Jeff Gordon, que em Chicagoland fazia sua prova de número 600 na Sprint Cup tomava a liderança na volta 166, sendo o terceiro piloto a assumir esta posição na noite.
E Jimmie Johnson, que era uma força da prova até causar uma bandeira amarela, sofre um raspão no muro na volta 174, faz uma parada forçada e retorna a pista em 33º, sem qualquer chance de um posicionamento importante. E enquanto os pilotos na frente se estabilizavam, Bill Elliott acaba rodando sozinho e batendo de leve no muro, mas não contava com Robby Gordon, que o acertou em cheio, forçando a mais longa bandeira amarela da prova. Uma nova rodada de pit stops acontece, e Jeff Gordon continua na liderança, seguido por Bowyer, McMurray, Reutimann e Edwards.
Na volta 189, a bandeira verde é acionada e Reutimann começa sua escalada rumo a liderança até que na volta 213, depois de uma série lado-a-lado com Jeff Gordon, assume a ponta e começa a abrir vantagem. A última rodada de pit stops acontece a partir da volta 233 e Reutimann consegue manter a ponta até a volta 267, quando lhe é dada a bandeira quadriculada e assim marca sua segunda vitória da carreira, sendo a primeira na Coca-Cola 600 do ano passado, em prova encerrada pela chuva.
Reutimann foi seguido por Carl Edwards, Jeff Gordon, Clint Bowyer, Jamie McMurray, Kasey Kahne, Jeff Burton, Denny Hamlin, Tony Stewart e Paul Menard, fechando os dez primeiros. Quanto ao campeonato, a única mudança na zona do Chase se dá pela entrada de Clint Bowyer na 12ª posição e a saída consequente de Dale Earnhardt Jr.
A próxima prova da NASCAR Sprint Cup, acontecerá daqui há dois domingos, no mítico Indianapolis Motor Speedway, com a tradicional Brickyard 400.