Superar situações inéditas na carreira é a marca da temporada de Miguel Paludo, da equipe NBC Bank, em 2010. Neste sábado, nos Estados Unidos, não foi diferente. Representante brasileiro na K&N Pro Series, categoria de acesso da Nascar, o gaúcho fez hoje mais uma estreia.
Desta vez, Paludo acelerou pela primeira vez no circuito oval de Iowa, onde a categoria norte-americana disputará mais uma etapa amanhã. Esta prova será ainda mais especial, já que reunirá os carros das divisões East e West, as regiões leste e oeste dos Estados Unidos.
“A corrida em South Boston (no mês passado) representou um importante passo para minha carreira, porque marcou minha estreia no exterior, em minha primeira corrida aqui nas categorias de base da Nascar. E, claro, foi também a primeira experiência em uma corrida em oval. Por isso, nesta segunda etapa, já me sinto bem mais adaptado, mas novamente teremos pela frente fatos novos, como o circuito de Iowa e o grid reunido das duas divisões, contabilizando quase 50 carros”, afirma Paludo.
Mostrando rápida adaptação à tocada de seu Toyota Camry de 500 cavalos de potência, o brasileiro saiu satisfeito deste primeiro dia de treino livre em Iowa.
“Conseguimos ter um dia extremamente produtivo, com o acerto do carro melhorando a cada saída, ficando bem rápido no final. Estamos mais competitivos do que na etapa de estreia. O progresso é evidente, meu entrosamento com a equipe já é bem maior, a comunicação está mais eficiente. Hoje, viramos 25s277, sem colocar um pneu novo, algo que muitos pilotos e equipes fizeram na parte final da sessão”, diz Paludo. O mais rápido do dia foi Brett Moffitt, com 24s355. O grid será definido em treino classificatório amanhã, horas antes da corrida.
O atual bicampeão da Porsche Cup brasileira também aprovou sua primeira experiência em um circuito oval de alta velocidade. “Curti muito guiar em Iowa, gostei muito desta pista, que proporciona uma boa sensação para o piloto, porque as velocidades são bem maiores, cerca de 50 km/h acima do contorno de curva em South Boston, por exemplo, que é um oval curto”, contou Paludo.
Neste domingo, o gaúcho terá mais uma estreia em seu currículo: a corrida com pit stops da Nascar.
“Ao todo, serão três paradas: uma para trocar os dois pneus dianteiros, outra para colocar os pneus traseiros e a última para reabastecimento. Com certeza, a estratégia será importante, fazendo tudo para estar sempre na volta do líder. Aqui, é mais fácil ultrapassar, então as chances de conseguir um bom resultado são grandes se mantivermos o bom rendimento do carro, como demonstrado no treino de hoje”, diz Paludo.