A quarta edição do Girls on Track – Rising Stars, seletiva para encontrar a próxima pilota da Academia da Ferrari, abriu suas inscrições. Nesta segunda-feira (26), a FIA anunciou que as interessadas podem mandar suas aplicações por uma chance de participar da seletiva.
Além de ter parceria com a academia da equipe italiana desde a primeira edição, em 2020, o programa também conta com o apoio a Iron Dames, iniciativa que visa ajudar jovens garotas no esporte a motor.
Para este ano, competidoras ao redor do mundo entre 12 e 16 anos poderão mandar suas inscrições. Serão dois campos de treinamento, um para as júnior – 12 a 14 anos – e outra para as sênior – 14 a 16. No total, serão selecionados 16 nomes para tentarem a sorte para garantir uma vaga.
As competidoras da classe júnior participarão da primeira fase da seletiva entre os dias 4 e 5 de setembro, enquanto as sênior serão entre 6 e 7 de setembro, ambas em Franciacorta, na Itália – o circuito conta com o apoio da escola de pilotagem da federação italiana de automobilismo. Depois, para as mais velhas, a parte final acontece em Maranello, na fábrica da Ferrari.
As competidoras mais jovens vão brigar por uma vaga para competidor no cenário internacional de kart em 2024, com apoio da Academia da Ferrari. Já as sênior disputam por um lugar no grid da F4 Italiana com apoio da Iron Dames – todas as demais ficam como parte de uma cápsula de talento.
Deborah Meyer, presidente da Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, afirmou que “estou feliz em lançar a edição 2023 do Girls in Track – Rising Stars com a abertura das inscrições mundiais. O programa é um acelerador único de talentos para jovens pilotas que sonham com uma carreira no automobilismo.”
“Após três anos de sucesso, essa quarta e final edição promete ser particularmente popular e desafiadora, com um recorde antecipado no número de entradas. Apenas encorajo as jovens garotas com paixão por automobilismo a se inscreverem e tentarem sua sorte em uma aventura humana e esportiva que pode mudar suas vidas. Estamos ansiosos para descobrir as candidatas e ajudá-las a desenvolver seus talentos e aproveitar a oportunidade do futuro no esporte”, completou.
