Piloto de Kart russo acusado de ‘saudação nazista’ foi desclassificado pela FIA

A FIA condenou o piloto de Kart russo, Artem Severiukhin, por seu comportamento, depois que ele foi acusado de realizar uma saudação nazista em um evento de Kart da FIA em abril.

Severiukhin foi desclassificado do evento, perdendo sua vitória na categoria OK, na primeira etapa do Campeonato Europeu de Kart da FIA 2022.

A FIA proibiu qualquer piloto de participar de seus eventos sob bandeira ou usando licença russa, depois que o país invadiu a Ucrânia em fevereiro. Severiukhin participou da etapa no Kartódromo Internacional do Algarve em Portugal, com uma licença italiana.

Inclusive, antes do evento ele assinou o ‘Compromisso de Piloto da FIA’, que se aplica aos competidores russos e inclui o compromisso de ‘não fazer declarações ou comentários, tomar quaisquer ações ou me comportar de maneira prejudicial aos interesses da FIA, em qualquer competição de automobilismo em geral’.

No entanto, os comissários da FIA iniciaram uma investigação, depois da divulgação de um vídeo de Severiukhin levantando o braço direito, como uma saudação nazista, durante a execução do hino nacional da Itália, após a corrida.

Após a investigação em 22 de abril, os comissários decidiram que Severiukhin havia violado cinco cláusulas do Código Esportivo Internacional, incluindo a proibição de ‘incitamento público à violência ou ao ódio’.

Os comissários receberam após a competição, um relatório do diretor de corrida e outro relatório do coordenador de mídia da FIA Kart, sobre os fatos que aconteceram durante o pódio, com Severiukhin fazendo um gesto naquele momento, que pode ser considerado como uma ‘saudação nazista’. Os comissários também receberam um vídeo que mostra claramente o comportamento do piloto.

Severiukhin postou um vídeo pedindo desculpas por seu comportamento, mas no entanto, os comissários afirmaram: “Depois de ouvir o piloto e verificar as evidências em vídeo, e mesmo que o piloto tenha expressado seu profundo arrependimento por seu gesto inadequado durante a cerimônia do pódio, os comissários consideram esse tipo de comportamento inaceitável e fortemente repreensível e contra todas as normas regulatórias do automobilismo”. Eles confirmaram que sua decisão foi a desqualificação da competição.

Logo após as imagens do incidente aparecerem, a Ward Racing anunciou que havia retirado Severiukhin de sua equipe. Eles condenaram suas ações ‘nos termos mais fortes possíveis’ e as descreveram como ‘uma manifestação de comportamento antidesportivo e, uma violação inaceitável do código esportivo ético e moral’.

A desclassificação de Severiukhin promoveu o piloto da Tony Kart, Joe Turney, à vitória em Portugal.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.