A FIA lançou um convite para os fabricantes de motores, a participarem de uma licitação de contrato para fornecer novas unidades de potência para a Fórmula 2, pelo menos no período de 2024 a 2026. A categoria usa motores V6 de 3,4 litros, limitados a 8.750 rpm. Esses motores são fornecidos pelo fabricante francês, Mecachrome, desde que a F2 adotou seu atual chassi Dallara em 2018.
Tanto o chassi quanto o motor tiveram seu uso estendido de seu ciclo inicial de três anos, por mais três temporadas. No entanto, problemas de confiabilidade perseguiram a iteração atual de carros durante os primeiros quatro anos e meio de uso. Alguns pilotos utilizaram mais de seis motores em uma temporada.
A F1 pretende usar combustível sustentável a partir de 2026. Antes disso, o produto será testado no motor atual da F2 e utilizado na categoria em 2024 como uma mistura de 55%.
O novo motor deve ser desenvolvido não apenas para funcionar com esse combustível, mas também para funcionar com combustível 100% sustentável em temporadas posteriores. As especificações da licitação, afirmam ainda que o motor deve ser capaz de aceitar o atual combustível E10 de 10% de etanol da F1, caso seja necessário como uma ‘solução reserva’.
Esse documento de licitação da FIA para o novo motor F2, também especifica uma vida útil de 10.000 quilômetros, que deve incluir horas de dinamômetro. Um peso alvo de menos de 150 kg foi definido, o que significa que o novo motor pode acabar sendo mais pesado que a unidade atual de 132 kg, embora com um aumento de potência de 10 cv, dando aos pilotos até 630 cv.
O convite à licitação indica que o licitante vencedor será contratado por um ciclo de três anos ou assinado por seis temporadas, com uma opção acionada pela promotora da F2, Formula Motorsport Limited, e pela FIA. Todos os fabricantes de motores interessados são convidados a ‘confirmar que estariam preparados para aceitar tal termo/prorrogação, se necessário’, até o prazo de 02 de setembro.
Não é mencionado no edital quando a F2 apresentará um novo chassi, mas as dimensões especificadas para o novo motor indicam que ele precisaria caber no chassi atual, pelo menos para testes.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
