Um dos destaques do Campeonato Japonês de Fórmula 3, João Paulo de Oliveira (Varig) está confiante em ter o melhor desempenho da temporada na terceira rodada dupla do certame, que será realizada no próximo final de semana (8 e 9/5) no circuito de Aida. “Já fizemos um teste oficial neste circuito e obtivemos o tempo mais rápido, por isso estou confiante em conquistar bons resultados. Gosto muito do traçado e acredito que encontraremos um bom acerto”, acredita o brasileiro, que no primeiro teste coletivo da temporada foi o mais rápido ao estabelecer o tempo de 1min24s895 para os 3.703 metros da pista japonesa.
Mesmo ocupando a quinta posição do Campeonato Japonês, João Paulo é um dos pilotos mais rápidos do certame nipônico. Em quatro provas disputadas, ele largou na primeira fila em todas as oportunidades, e conseguiu como melhores resultados uma volta mais rápida e a segunda colocação em Tsukuba, na última rodada dupla disputada. “As corridas deverão ser muito mais interessantes do que foram em Tsukuba, onde não há sequer um ponto com chances reais de ultrapassagem. Lá eu fui mais rápido que o (Richard) Antinucci, que venceu a corrida, mas não tive possibilidades de ultrapassá-lo”, justificou o recordista e campeão alemão de Fórmula 3.
A programação do Campeonato Japonês de F-3 inclui um teste coletivo na quinta-feira (06/5), com duas sessões de duas horas de duração. No dia seguinte (07/5) serão realizados os treinos livres oficiais, também em duas sessões, mas de somente uma hora de duração cada. Os treinos classificatórios para as duas corridas serão realizados no sábado (08/5), com apenas 15 minutos de duração para cada prova. A tarde, será realizada quinta etapa, enquanto que no domingo será disputada a sexta prova da temporada. “Nesse momento o campeonato está começando a se desenvolver e é importante ter boas pontuações para seguir na briga pela liderança. Meu objetivo será sair de lá com um maior número de pontos que meus adversários diretos e poder encostar na liderança do campeonato”, planeja João Paulo, que soma 29 pontos. O líder é o ítalo-norte-americano Richard Antinucci, com 54 pontos.
Após quatro etapas, a situação do Campeonato Japonês de F-3 é a seguinte:
1º) Richard Antinucci (EUA), 54 pontos;
2º) Taku Bamba (JAP), 51;
3º) Kazuki Nakajima (JAP), 46;
4º) Naoki Yokomizo (JAP), 34;
5º) João Paulo de Oliveira (BRA), 29;
6º) Ronnie Quintarelli (ITA), 28;
7º) Sakon Yamamoto (JAP), 27;
8º) Fábio Carbone (BRA), 23;
9º) Daisuke Ikeda (JAP), 15;
10º) Hideki Mutoh (JAP), 11 pontos.