Com uma pole position, uma volta mais rápida, uma vitória e uma terceira posição, João Paulo de Oliveira (Varig) conseguiu descontar 14 pontos em relação a Ronnie Quintarelli na sétima rodada dupla do Campeonato Japonês de Fórmula 3, que foi disputada no último final de semana (28 e 29/8) no circuito de Mine, no Japão. Agora o italiano soma 186 pontos na liderança, contra 151 do brasileiro, o vice-líder. “Estou muito otimista. Ainda faltam seis corridas, com 120 pontos em jogo. Tenho plenas condições de chegar lá”, comemorou João Paulo neste domingo, depois que recebeu o seu troféu pelo terceiro lugar.
Depois de uma consistente vitória no sábado, quando largou da pole position e ainda estabeleceu a volta mais rápida, João Paulo contava com outro excelente desempenho no domingo, quando largaria da primeira fila, mas na segunda posição. Ao ser autorizada a partida, no entanto, o ítalo-americano Richard Antinucci saiu muito bem do terceiro posto, e ficou entre o brasileiro e o líder Naoki Yokomizo. “Eu tentei passar ele várias vezes, mas em três oportunidades ele me fechou feio, e ninguém fez nada”, comentou Oliveira, que ficou admirado ao perceber que o adversário não foi advertido e muito menos penalizado. “Então, preferi garantir mais pontos com o terceiro lugar, do que correr o risco de me envolver em acidente e ficar sem pontuar”, decidiu o brasileiro, ao lembrar que Antinucci se envolveu em várias batidas neste ano. A volta mais rápida desta etapa ficou com o brasileiro Fábio Carbone (1min25s163, a média de 140,80 km), que terminou em oitavo.
A oitava rodada dupla do Campeonato Japonês de fórmula 3 será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, no circuito de Sendai.
O resultado da 13ª etapa foi:
1) João Paulo de Oliveira (BRA);
2) Naoki Yokomizo (JAP);
3) Ronnie Quintarelli (ITA);
4) Richard Antinucci (EUA);
5) Fábio Carbone (BRA);
6) Taku Banba (JAP);
7) Sakon Yamamoto (JAP);
8) Hideki Muto (JAP);
9) Kazuki Nakajima (JAP);
10) Masataka Yanagida.
O resultado da 14ª etapa foi:
1) Naoki Yokomizo (JAP);
2) Richard Antinucci (EUA);
3) João Paulo de Oliveira (BRA);
4) Sakon Yamamoto (JAP);
5) Hideki Muto (JAP);
6) Ronnie Quintarelli (ITA);
7) Taku Banba (JAP);
8) Fábio Carbone (BRA);
9) Daisuke Ikeda (JAP);
10) Mothiko Isozaki (JAP).
Veja como está o Campeonato Japonês de Fórmula 3 após 14 etapas:
1) Ronnie Quintarelli (ITA), 186 pontos;
2) João Paulo de Oliveira (BRA), 151;
3) Naoki Yokomizo (JAP), 138;
3) Richard Antinucci (EUA), 132;
5) Kazuki Nakajima (JAP) e Taku Bamba (JAP) 88;
7) Fábio Carbone (BRA), 85;
8) Sakon Yamamoto (JAP), 73;
9) Hideki Mutoh (JAP), 69;
10) Masataka Yanagida (JAP), 42.