O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, registrou nesta quinta-feira (9 de setembro) a chapa encabeçada por ele para concorrer à reeleição da entidade. A iniciativa, que visa a eleição para o segundo mandato, tem o apoio formal de todas as 12 federações estaduais com direito a voto.
Embora o Estatuto da CBA indique o próximo dia 15 de setembro como prazo final para o registro das chapas, Scaglione optou por antecipar a oficialização de seu compromisso “tendo em vista os constrangimentos e coações que as federações estão sendo vitimas por parte de terceiros”, afirmou o presidente. Ele acrescentou que a decisão de concorrer ao segundo mandato já havia sido anunciada por iniciativa do presidente da Federação Goiana de Automobilismo, Ney Lins, e apoiada sem ressalvas por todas as federações na última Assembléia Geral Ordinária, realizada no dia 30 de abril.
A chapa registrada por Scaglione é a seguinte:
Presidente – Paulo Enéas Scaglione (atual presidente da CBA);
Primeiro vice-presidente – Cleyton Tadeu Correia Pinteiro (atual primeiro vice-presidente);
Segundo vice-presidente – Victor Tadeu de Andrade (atual presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina);
Terceiro vice-presidente – Dione Rodrigues de Souza (ex-presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal).
Ainda de acordo com o Estatuto da Confederação Brasileira de Automobilismo, “serão admitidos na Assembléia Geral Ordinária eletiva as chapas que cumulativamente tenham documento de apresentação firmado por, no mínimo, 1/5 (um quinto) das federações filiadas com direito a voto”. Sendo assim, bastaria o apoio de duas federações para que a chapa de reeleição pudesse ser registrada. Entretanto, todas as 12 entidades estaduais atualmente com direito a voto referendaram oficialmente o cumprimento desse quesito legal visando as próximas eleições. Representados por seus respectivos presidentes, a reeleição de Paulo Scaglione é apoiada pelas seguintes federações:
Ney Lins – presidente da Federação Goiana de Automobilismo
Nestor Valduga – presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo
Victor de Andrade – presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina
Rubens Gatti – presidente da Federação Paranaense de Automobilismo
Rubens Carpinelli – presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo
Djalma de Faria – presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro
Pedro Sereno de Mattos – presidente da Federação Mineira de Automobilismo
Nelson Pereira Jr. – presidente da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul
Gilberto Soares Lyra – presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo
Odilon Ribeiro Coutinho – presidente da Federação de Automobilismo do Estado da Paraíba
José Haroldo Scipião – presidente da Federação Cearense de Automobilismo
Antônio dos Santos Neto – presidente da Federação Paraense de Automobilismo
A Assembléia Geral Ordinária eletiva se realizará em São Paulo no dia 21 de outubro de 2004, com a posse prevista para janeiro de 2005, na forma disposta pelo Estatuto da CBA.