Alex Hofmann poderá continuar sua carreira esportiva fora da MotoGP, tendo em vista a dificuldade de encontrar um posto como piloto na categoria máxima em 2006. O piloto alemão passou a temporada de 2005 com muitas lesões e viu sua equipe Kawasaki Racing, optar por outro piloto, o francês Randy de Puniet.
“Agora não tenho uma resposta sobre o que vai acontecer daqui para frente. Como todos sabem, os bons postos nas equipes da MotoGP já estão preenchidos. Meu objetivo não é entrar em qualquer equipe, estou considerando a possibilidade de buscar uma opção no Mundial de Superbikes”, disse Hofmann.
“Se esta possibilidade não der certo, posso tentar um lugar como piloto de testes. Infelizmente estive em uma situação parecida em 2002. Seja como for, lutarei para conseguir uma boa moto”. Kawasaki Racing organizou uma pequena homenagem para a de despedida de Hofmann durante o GP da Comunidade Valenciana, sua última corrida na MotoGP como piloto da fábrica japonesa, depois de três temporadas. Após o warm-up, o piloto alemão encontrou no pit lane todos os membros de seu Box com a camiseta com as palavras “Alex #66”. Além disso, foi presenteado com uma réplica da ZX-RR pelas mãos do diretor da equipe, Harald Eckl.
“Agradecemos muito tudo o que o Alex fez pela equipe, não foi fácil a despedida”, explicou Eckl. “Ele esteve muito comprometido com nossa equipe durante estes três anos e ganhou um lugar na MotoGP. Todos nós desejamos o melhor para o Alex”.
Alex Hofmann fez sua estréia com a Kawasaki Racing como wild-card, no Grande Prêmio de Espanha de 2003. O Alemão completou sua última participação em Valência, um total de 31 GPs com a esquadra japonesa, com um oitavo lugar como seu melhor resultado, no GP da Inglaterra em 2005.