O evento das 500 Milhas de Indianápolis, que serão disputadas no próximo domingo (24), começou oficialmente nesta sexta-feira com a disputa da quarta etapa da Fórmula Indy Lights – a principal categoria de acesso à IRL. Na prova vencida pelo neo-zelandês Wade Cunningham, o brasileiro Mário Romancini foi um dos destaques depois de largar na 18ª colocação e terminar no pódio – atrás apenas do vencedor e de J.R. Hildebrand, o segundo colocado.
“Estou sem palavras. O time fez um trabalho fantástico para essa corrida. Não conseguimos extrair o máximo do carro no treino classificatório, mas hoje eu tive um equipamento rápido em condição de corrida”, vibrou Romancini, que conquista seu segundo pódio nos Estados Unidos, o segundo em circuitos ovais. “Esta foi apenas minha segunda corrida em um circuito oval, então estou aprendendo coisas novas a cada volta”, comentou o brasileiro.
A corrida em Indianápolis, como de costume, foi eletrizante até os últimos momentos. Ao todo foram nove trocas de líderes durante as 100 Milhas de corrida da Fórmula Indy Lights; e Wade Cunningham passou para a primeira posição a apenas três giros do fim – recuperando a sua posição de largada. Enquanto isso, Romancini era o destaque na transmissão da corrida para os Estados Unidos. Na quarta passagem da corrida já estava entre os seis primeiros e na segunda metade da prova brigava entre os líderes – chegando a ocupar a primeira posição em dado momento.
“Nós já tínhamos confiança no nosso acerto para corrida, mas a primeira volta foi crucial para o resultado”, destacou Romancini, que ganhou dez posições na primeira passagem. “Foi importante sair logo do pelotão de trás, onde normalmente as confusões acontecem. Consegui aproveitar o momento das ultrapassagens e ganhei rapidamente muitas posições. O carro estava rápido no tráfego, embora a corrida tenha ficado mais difícil para mim quando cheguei nos quatro primeiros colocados. Aproveitei o vácuo para acompanhá-los, cheguei a permanecer uma volta na liderança, e posso comemorar hoje uma das melhores corridas da minha carreira”, declarou o brasileiro, que foi ovacionado pela equipe após a prova.