Bia fica em 4º lugar na corrida do Kansas

Ana Beatriz Bia terminou em quarto lugar na quarta etapa do campeonato da Firestone Indy Lights, disputada no circuito oval Kansas Speedway, na manhã deste domingo. Tumultuada, a corrida teve cinco entradas do safety car e foi encerrada, sob bandeira amarela, na 67a volta das 100 previstas, por excesso de óleo na pista, quando foi completada uma hora de prova, com dez dos 24 carros fora da disputa.

Bia largou da terceira posição, caiu para a quarta e depois para a quinta posição. Ultrapassou JR Hildebrand, Mario Romancini e Wade Cunningham. Chegou à segunda posição e atacou o líder Sebastian Saavedra, vencedor da corrida, tentando ultrapassá-lo por várias voltas, no fim da primeira metade das 100 voltas programadas, apesar de seu carro estar saindo de traseira desde a volta 20.

“As condições da pista mudaram completamente de sábado para domingo. Ontem (sábado) choveu demais, o piso estava liso, e na corrida estava ventando muito. Eu estava no vácuo do Saavedra quando perdi a traseira de vez, por pouco não bati no muro, e com isso perdi duas posições”, relata a piloto da Sam Schmidt Motorsports.

O fim de semana no circuito Kansas Speedway, um tri-oval muito rápido e de difíceis ultrapassagens, foi complicado para Ana Beatriz (Healthy Choice). No sábado, os dois treinos livres, que ela terminou na terceira e quarta posições, tiveram várias bandeiras amarelas, e o fator agravante foi que no segundo treino a bateria do seu carro falhou repentinamente.

“Quando fui sair, o carro simplesmente não ligava. Com isso perdemos uns dez minutos e, logo que entrei na pista, teve uma bandeira amarela. Não pudemos aproveitar nem a metade da meia hora de treino do meu grupo e não deu para acertar tudo o que era necessário”, ela conta.

Na corrida, a piloto precisou também administrar os pneus do seu carro. “Tive que pegar leve para não detonar os pneus, pois se andar muito rápido e guiar muito agressivamente quando o carro fica traseiro ou dianteiro, eu acabo com eles”, ela explica.

No cômputo geral, foi um fim de semana de evolução. Bia subiu da nona para a sétima posição do campeonato, somando 101 pontos e diminuindo em dez pontos, para 29, a diferença para a liderança, que agora está com Jonathan Summerton. Cada vitória na Firestone Indy Lights vale 50 pontos.

“Não tínhamos um carro ótimo para a corrida. Tínhamos um bom carro, mas não o suficiente para ser pole position ou para vencer. Mesmo assim, brigamos pela vitória. Foi uma pena ter perdido a traseira do meu carro na curva 4, pois poderíamos ter acabado no pódio”, avalia a piloto. “Agora é pensar nas próximas corridas e bola para frente que ainda tem muito jogo.”

A quinta etapa do campeonato da Firestone Indy Lights será a prova 100 Milhas de Indianápolis, na programação preliminar da clássica 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy. Está agendada para 22 de maio.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.