O domingo (26) reservava um desafio inédito na carreira do paulista Mário Romancini. Em seu ano de estreia na Fórmula Indy Lights, que serve como acesso à IRL, o piloto paulista enfrentou sua primeira corrida em um circuito oval – disputada no Kansas, região central dos Estados Unidos. E depois dos treinos nesse tipo de circuito, quando ficou com o quarto melhor tempo em Homestead, Romancini confirmou a boa adaptação aos ovais e saiu do Kansas com seu primeiro pódio na Indy Lights.
“Minha primeira corrida em um oval não foi fácil. É um tipo de circuito que eu nunca corri na minha carreira, e a única experiência que tinha era dos testes na pré-temporada”, lembrou o piloto da RLR/Andersen. “Nas últimas vinte voltas ainda vivi uma situação interessante, quando andei muito tempo lado a lado com o segundo colocado em alta velocidade. Mas fiquei com a linha externa, onde o circuito fica maior, e por não consegui fazer a ultrapassagem”, contou Romancini, que terminou a prova logo atrás de Sebastian Saavedra e Wade Cunningham, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
A quarta etapa do campeonato 2009 da Fórmula Indy Lights, primeira em um circuito oval no ano, foi marcada pelos acidentes e bandeiras amarelas – cinco interrupções no total. A última delas decretou o final da corrida, depois que Pippa Mann e Dilon Battistini se envolveram em um incidente a nove voltas do fim. Por conta do excesso de óleo e detritos na pista, a direção de prova decidiu encerrar a corrida sob bandeira amarela.
“Estou muito feliz com esse pódio. O resultado me deixa confiante e ansioso para a próxima etapa, quando vou correr em um verdadeiro templo da velocidade que é o oval de Indianápolis”, disse Mário Romancini. “A partir de agora vamos trabalhar para essa corrida em busca de outro bom resultado. Lá o oval tem características diferentes desse do Kansas. É uma pista mais longa e mais rápida. Vai ser um desafio interessante”, completou.
Depois de um mês marcado por quatro etapas e três finais de semana consecutivos de trabalho, os pilotos e equipes da Indy Lights terão quase 30 dias de folga até a próxima etapa – marcada para o dia 22 de maio em Indianápolis, como preliminar da mais famosa corrida de 500 Milhas do planeta.
O resultado deste domingo recolocou Mário Romancini entre os Top-10 da temporada na Indy Lights. Oitavo colocado no campeonato, ele fica agora a 39 pontos do líder do campeonato, Jonathan Summerton.