Romancini larga em sexto na estréia em circuitos ovais

O brasileiro Mario Romancini mostrou ter assimilado rapidamente as peculiaridades dos circuitos ovais – uma característica do automobilismo norte-americano. Neste sábado (25), ele obteve a sexta posição no grid de largada para a etapa do Kansas da Fórmula Indy Lights, seu primeiro desafio oficial nesse tipo de circuito.

Estreante na categoria, Romancini só havia pilotado em ovais nos treinos de pré-temporada, e teve um dia de constante evolução na pista localizada na região central dos Estados Unidos. No fim da tarde, ele fechou o ensaio classificatório atrás apenas dos pilotos de equipes consideradas especialistas nesse tipo de circuito. E comemorou o resultado.

“O sexto lugar está ótimo para a estréia, e também para o começo de um trabalho com a equipe”, disse o brasileiro. “Consegui evoluir a cada treino, e também fomos melhoramos o acerto do carro. Com isso, pude ficar atrás apenas dos pilotos da Andretti Green, da Sam Schmidt e da Panther. Gostei bastante do resultado, e agora é pensar na corrida. Quero terminar a prova somando pontos, para deixar para trás de uma vez a quebra que tivemos em Long Beach”, declarou o brasileiro, que chegou a ocupar a sexta posição no campeonato após a rodada dupla de São Petersburgo.

Romancini teve apenas as sessões deste sábado para se habituar ao circuito oval do Kansas, já que a programação da categoria não previu treinos para a última sexta-feira. Na primeira sessão do dia, ele contentou-se com a 13ª posição, em especial pela estratégia adotada pela equipe. Na segunda, foi o sétimo, e fechou o dia em sexto lugar.

“Não procuramos apenas virar o melhor tempo ao longo do dia, mas sim trabalhar no carro para todas as situações que são típicas de um oval”, explicou o brasileiro. “Tentei andar com vácuo, sem vácuo, pelo lado de dentro e pelo lado de fora das curvas, tudo para acelerar minha adaptação para a corrida de amanhã. Ao contrário das primeiras duas rodadas do ano, largar na frente não seria fundamental, então focamos o trabalho nas condições de corrida”, encerrou.

Os demais brasileiros tiveram situações opostas no Kansas. Bia Figueiredo fechou a sessão em terceiro, enquanto Rodrigo Barbosa terminou o dia em 21º. A pole position ficou com Wade Cunningham e o segundo lugar, com Sebastian Saavedra.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.