No próximo fim de semana, Ana Beatriz (Healthy Choice, WebMotors, Svelte, Bardahl) disputa a 16a e última etapa do campeonato da Firestone Indy Lights 2008, no circuito Chicagoland Speedway, em Joliet, cidade vizinha a Chicago, no estado de Illinois, no centro-oeste dos Estados Unidos.
“Chicagoland é um circuito tri-oval de 1,5 milha com 18 graus de inclinação. Não conheço ainda, mas a equipe diz que é um dos ovais mais fáceis do ano. E se é fácil para todo mundo, então será muito competitivo”, diz a piloto brasileira da Sam Schmidt Motorsports.
O objetivo de Bia, como a tratam os americanos, pelo apelido, é assegurar a terceira posição no campeonato em que se encontra, a 62 pontos da liderança e oito pontos à frente do quarto lugar.
“Seria fantástico vencer a última prova do ano, mas o mais importante é terminar o campeonato em terceiro lugar. Meu objetivo é ficar longe de confusões e acabar entre os primeiros”, diz ela.
Estreante da Indy Lights, Ana Beatriz chega à última das 16 etapas da temporada – disputadas em oito circuitos ovais e em rodadas duplas em quatro circuitos mistos – com cinco pódios na bagagem. Venceu no oval de Nashville e terminou em terceiro lugar no oval de Iowa e nos circuitos mistos de Saint Petersburg, Watkins Glen e Sonoma.
Com esses resultados, ela tornou-se a primeira mulher do mundo a ir ao pódio e a vencer na Indy Lights e a primeira a terminar entre os top five nas 100 Milhas de Indianápolis, além de ser a primeira brasileira a vencer na plataforma de acesso a uma categoria top do automobilismo mundial.
Os treinos da última corrida da Firestone Indy Lights deste ano serão realizados no sábado e a corrida na manhã de domingo.