Jaime Câmara Neto (CELG) escreveu seu nome na história do automobilismo Mundial, ao vencer hoje (sexta-feira) a Futuba Freedom 100, no maior templo do Motorsport do planeta. A pista do Indianápolis Motorspeedway.
“Estou muito feliz que a minha primeira vitória na Infiniti tenha acontecido aqui em Indianápolis. A corrida foi muito disputada, e até a bandeirada a tensão foi imensa”, declarou o brasileiro. “Larguei mal, fui superado logo de cara pelo Cuninngham, e na segunda volta o Cole Carter bateu na Curva 3. Quando relargamos andei colado no John Herb até passar ele acho que na quinta volta”, contou o Jaiminho.
“Dalí em diante travei um grande duelo com o Cunningham, nos alternando na ponta. Perto do final veio uma bandeira amarela, e quando recebi a bandeirada foi com ele muito, mas muito perto”, contou o piloto. “Agora novamente entramos na briga pelo título”, disse ainda radiante com a vitória o jovem piloto.
A Corrida
Ainda na volta de apresentação o piloto Cole Carter rodou, atrasando a largada e tendo de alinhar na última fila do grid. Quando o diretor de prova acenou a bandeira verde, Wade Cunningham (Brian Stewart) assumiu a liderança da prova. Ainda na primeira volta o mesmo Cole Carter bateu forte seu carro na Curva 3.
Quase ao mesmo tempo um leve chuva caiu no circuito, forçando a interrupção da prova por 10 minutos. Cinco voltas depois de reiniciada a prova, Jaime assumiu a ponta e liderou por mais sete voltas, até ser superado por Jon Herb (Racing Professionals).
Jaime estava decidido a vencer a corrida, e na volta seguinte superou Herb. Os dois começaram a partir deste momento se alternar na liderança, com Herb novamente roubando a ponta de Jaiminho na 14ª passagem, para novamente ser superado pelo brasileiro na passagem seguinte.
Cunningham que vinha perto dos dois líderes, na 18ª passagem assumiu a ponta, para na volta seguinte, novamente, Jaime mostrar que tinha ainda reservas. Duas voltas após cumprirem metade da prova, Cunningham reassumiu a ponta, e mais uma vez, Câmara a recuperou na passagem seguinte.
Na volta 33, Herb rodou na Curva 2, causando a segunda bandeira amarela. A corrida foi reiniciada três voltas depois, e na relargada um acidente envolvendo três carros causou nova bandeira amarela. A relargada veio na 39ª e penúltima volta. Câmara só teve de conduzir seu carro para a tão esperada bandeirada, com uma vantagem de 0s1319 sobre Wade Cunningham. Al Unser completou os três primeiros na Futaba Freedom 100.
Resultado da Futaba Freedom 100:
1 Jaime Camara (Sam Schmidt Motorsport) 40 voltas em 48m43s
2 Wade Cunningham (Brian Stewart Racing) a 0s1319
3 Al Unser (Brian Stewart Racing) a 0s1645
4 Jay Drake (Vision Racing) a 0s7452
5 Marty Roth (Roth Racing) a 1s1450
6 Travis Gregg (Sam Schmidt Motorsport) a 1s7956
7 Jeff Simmons (Kenn Hardley Racing) a 1s9792
8 Chris Festa (Sam Schmidt Motorsport) a 2s6223
9 Taylor Fletcher (Bullet Team Motorsport) a 2s9899
10 German Quiroga (Kenn Hardley Racing) a 3s1728
11 Mishael Abbott (Hemelgarn 91 Johnson Motorsport) a 4s0512
12 Tom Wood (Sam Schmidt Motorsport) a 39s4291
13 Jon Herb (Racing Professionals) a 1 volta
14 Imran Husain (Genoa Racing) a 1 volta
15 Nick Bussell (Playa Del Racing) a 1 volta
16 Marco Andretti (Andretti Green Racing) a 2 voltas
17 Rocky Moran Jr. (AFS Racing) a 36 voltas
18 Cole Carter (American Revolution Racing) a 40 voltas