Stoffel Vandoorne começou liderando o final de semana do ePrix de Nova Iorque da Fórmula E. No primeiro treino livre realizado na tarde desta sexta-feira (15), o piloto saltou no final para a primeira colocação e fechou o dia como o mais rápido.
A cidade estadunidense recebe as rodadas 11 e 12 da temporada 2022. Após a prova em Marrakesh, os pilotos desembarcaram na América do Norte para a rodada dupla e a primeira sessão oficial já começou bastante movimentada no bairro do Brooklyn.
A ponta da tabela de tempos passou por diversas mãos ao longo dos 30 minutos de atividades. Entretanto, nos instantes finais, com a marca de 1min09s836, o único na casa de 1min09s, terminou o dia como o primeiro colocado do pelotão.
Surpreendendo com a Dragon, Sergio Sette Câmara, que chegou a liderar, ficou com a segunda posição a 0s299 do ponteiro. Oliver Rowland, Sam Bird e Edoardo Mortara, líder da classificação, completaram o top-5 da sexta-feira.
Saiba como foi o treino livre 1 do ePrix de Nova Iorque da Fórmula E:
Assim que os pilotos foram liberados dos boxes para a primeira sessão oficial do final de semana, já foi possível ver como o asfalto estava sujo. A medida que aceleravam, uma nuvem de poeira levantava da pista.
Após as voltas de instalação, os nomes começaram a brotar na tabela. Quem foi o primeiro a se colocar como o mais veloz foi Jake Dennis, com Mitch Evans e António Félix da Costa completando o trio mais rápido.
Ainda nos primeiros instantes da sessão, sem nem dez minutos rodados, Edoardo Mortara levou um susto. O atual líder da classificação chegou a passar bastante próximo do muro de proteção e derrapar no traçado, mas conseguiu controlar seu carro e seguir a volta.
Com metade da sessão já percorrida, era o português da Techeetah quem estava na primeira posição da tabela. O competidor sustentava o tempo de 1min11s128, apenas 0s034 mais rápido que Vandoorne, o segundo.
Entre os brasileiros, Sergio Sette Câmara era quem se destacava e surpreendia. Com uma Dragon pouco competitiva, o piloto era o sexto colocado, enquanto Lucas di Grassi, que já venceu no circuito, era o oitavo.
Entre os brasileiros, Sergio Sette Câmara era quem se destacava e surpreendia. Com uma Dragon pouco competitiva, o piloto era o sexto colocado, enquanto Lucas di Grassi, que já venceu no circuito, era o oitavo.
Já com o treino partindo para a fase final e depois de os competidores estarem nos boxes para os últimos ajustes, voltaram para a pista para as últimas voltas de ataque. Portanto, as coisas estavam bastante movimentadas no Brooklyn.
Tanto é que a liderança mudou de mãos, partindo para Pascal Wehrlein. O alemão da Porsche cravou 1min10s531 para se colocar como o mais rápido, mas logo foi batido por Vandoorne em apenas 0s065.
Os tempos não paravam de despencar nos Estados Unidos, agora com Mortara na primeira posição. O líder da classificação era seguido por Nyck de Vries, Di Grassi, Vandoorne e Wehrlein completando o top-5.
Sam Bird, maior vencedor de Nova Iorque com três triunfos, chegou a se colocar no primeiro posto. Entretanto, o britâncio foi superado pelo compatriota Oliver Rowland, que foi batido por um rápido Sette Câmara.
Pouco antes da bandeira quadriculada, então, Vandoorne bateu o brasileiro e fechou o dia como o mais rápido. Atrás da dupla, Rowland, Bird e Mortara completaram o top-5.
