A Nissan e.dams se prepara para o próximo desafio do calendário da Fórmula E. A equipe ruma para Jacarta pela primeira vez para competir em um novo circuito de rua, na nona rodada da temporada 2022.
O primeiro ePrix de Jacarta da história será realizado em um circuito de 4,4 quilômetros, que tem como pano de fundo a famosa baía da cidade. Com 18 curvas, o traçado especialmente criado em torno do resort Ancol Bay City à beira-mar é o terceiro circuito novo criado em três anos para a categoria de corridas 100% elétrica.
Esta prova marca a metade da temporada atual. A previsão é de altas temperaturas com média 32º C, mas o desafio de conhecer o novo circuito e tentar otimizar tanto a performance na corrida como a gestão de energia trará o frescor necessário às equipes e pilotos.
Os pilotos Sébastien Buemi e Maximilian Günther pretendem ter resultados consistentes na segunda metade da temporada, depois de terem tido dificuldades para apresentar ritmo na dupla rodada 7 e 8 em Berlim.
“É incrível ver a Fórmula E visitar esta parte do mundo”, disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor geral da equipe a categoria. “Não temos tanta informação para esta corrida como no caso de outros locais que já visitamos anteriormente, por isso vai ser muito interessante ver como as equipes se adaptarão para atingir a melhor performance possível em condições de calor e umidade”, seguiu.
“Este novo circuito plano ao nível do mar certamente vai absorver os raios de sol, o que será um desafio para os pneus e a gestão da bateria, e precisamos estar preparados para a ocasional chuva tropical que pode complicar ainda mais a situação. Esperamos que o asfalto liso nos permita utilizar configurações nas suspensões não tão extremas como que nas últimas três corridas. Certamente haverá uma série de fatores em jogo e sem dúvida vai ser uma corrida emocionante”, completou.
A corrida em Jacarta será uma rodada simples realizada no sábado, o que dará à equipe apenas um dia para mostrar velocidade e conquistar importantes pontos para o campeonato.
“Jacarta é um circuito totalmente novo para nós – eu mesmo só fui à Indonésia uma vez, por isso estou bem animado para voltar. O clima quente e úmido será um desafio em comparação com as corridas anteriores, mas já estou impaciente para estar lá e conhecer as novas condições. Esperamos fazer uma boa qualificação e marcar o máximo de pontos possível para a equipe”, disse Buemi.
“Estou bastante ansioso para ir a Jacarta. É sempre fantástico visitar lugares novos e conhecer novas cidades com a Fórmula E. O traçado parece ser bem técnico. Tenho certeza que nos divertiremos muito correndo lá, apesar dos grandes desafios que enfrentaremos com os pneus, controlando a temperatura no carro e a gestão da energia e da corrida de sempre, que será ainda mais exigente em condições quentes e úmidas. Vai ser legal e não vejo a hora de estar lá”, complementou Günther.
