Edoardo Mortara começou o final de semana do ePrix de Marrakesh da Fórmula E como o mais rápido do pelotão. Na tarde desta sexta-feira (1), o competidor tratou de anotar o melhor tempo no treino livre 1 para ficar com a primeira posição da tabela.
A prova em Marrocos não apenas marca a décima rodada da temporada 2022 como também o retorno da categoria elétrica ao país. A disputa foi colocada de última hora no calendário do campeonato para substituir o cancelado ePrix de Vancouver, no Canadá.
Então, na primeira atividade marroquina, a Mercedes, Venturi Techeetah mostraram estar com grande desempenho. Os pilotos das três as equipes estiveram em diferentes momentos entre os mais rápidos, já aparecendo como nomes fortes na briga pela pole-position.
E foi nos minutos finais que o suíço tratou de se colocar na primeira colocação. Com 1min18s670, fechou o dia como o mais rápido, seguido por Jean-Éric Vergne, Lucas di Grassi, André Lotterer e Oliver Rowland. Sergio Sette Câmara foi o nono.
Saiba como foi o treino livre 1 do ePrix de Marrakesh da Fórmula E:
A Fórmula E está de volta a Marrakesh. Nesta sexta-feira, a categoria abriu as atividades do final de semana com o primeiro treino livre com tempo aberto, bastante sol e calor na cidade marroquina.
O relógio começou a rodar dando início para a atividade de 30 minutos e logo os competidores deixaram os boxes e foram acelerar no traçado. A pista, entretanto, estava bastante suja de areia, levantando poeira a medida que os pilotos aceleravam.
Mas não demorou para que os tempos começassem a surgir e o piloto mais veloz da parte inicial do treino era António Félix da Costa. O português da Techeetah fez volta com marca de 1min21s469.
Entretanto, pouco depois, com dez minutos completados, a Mercedes mostrou que vem forte para a décima rodada da temporada. Stoffel Vandoorne saltou para a primeira colocação, enquanto seu companheiro Nyck de Vries era o segundo.
Neste ponto, a ordem era Vandoorne, De Vries, Da Costa, Oliver Rowland, Maximiliam Günther, Alexander Sims, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara e Lucas di Grassi nas dez primeiras posições.
Inclusive, os brasileiros estavam com bom ritmo nos minutos iniciais da atividade. Logo Sergio Sette Câmara tratou de se colocar na sexta colocação a 1s215 do tempo do ponteiro e a apenas 0s002 do quinto colocado.
A medida que o tempo passava, os tempos também despencavam no Marrocs. Jean-Éric Vergne, atual vice-líder da classificação, era o mais rápido com 1min20s155, seguido por Pascal Wehrlein e Robin Frinjs.
Mas Da Costa estava empenhado em se manter na primeira posição. O lusitano superou seu companheiro de equipe para mais uma vez se colocar na ponta com 1min19s505, único na casa de 1min19s.
Quem vinha em bom ritmo também era Antonio Giovinazzi. O estreante italiano vem sofrendo para encontrar velocidade no campeonato com a Dragon, mas aparecia na 12ª posição com mais da metade do treino percorrido.
Das dez primeiras colocações da tabela, sete equipes estavam marcando presença. Eram elas a Mercedes com os dois pilotos, Techeetah com sua dupla, Venturi com ambos competidores, Porsche, NIO 333, Nissan e Envision.
Na reta final, parte dos pilotos estava nos boxes. Edoardo Mortara, Frinjs, Di Grassi, Nick Cassidy, Sette Câmara, Oliver Askew, Giovinazzi, André Lotterer, Alexander Sims e Rowland estavam recolhidos.
Reta final de treino e chegou a vez da Venturi se colocar como a melhor equipe momentânea. Com Mortara, que virou 1min18s670, estava na primeira colocação, enquanto Di Grassi aparecia em terceiro a apenas 0s299.
Bandeira quadriculada e Mortara ficou com a melhor marca do dia em Marrakesh. Vergne recebeu a bandeira em segundo, com Lucas, Lotterer e Rowland completando os cinco primeiros da sessão.
Os últimos instantes ainda reservaram uma bandeira amarela por conta de uma escapada de Nyck de Vries. Entretanto, o atual campeão nada sofreu.

