O início da temporada 2022/23 da Fórmula E pode sofrer uma mudança. Existem movimentações para que a primeira etapa do calendário seja realizada no México, não mais na Arábia Saudita. As informações são do site The Race.
O portal traz a informação de que o Autódromo Hermanos Rodríguez está bem cotado para receber a primeira prova da nova geração de carros. O país esteve no circuito da categoria em seis dos oito campeonatos da história.
Um calendário provisório deve ser enviado para aprovação prévia do Conselho do Esporte a Motor Mundial da FIA que acontece no próximo mês.
Alberto Longo, chefe e co-fundador da Fórmula E, contou ao portal especializado durante a etapa de Berlim que “a proposta atual para a FIA não inclui a Arábia Saudita como a primeira corrida da temporada”.
A decisão para a mudança segue o tempo extra dado para as equipes e montadoras conseguirem lidar com os testes de desenvolvimento e consequentes homologações para as temporadas 2023 e 2024.
O dirigente explicou que isso “trouxe um grande impacto na logística do campeonato e no início da temporada. Então, originalmente, era planejado que fosse a primeira corrida, mas precisamos adiar tudo por causa dos testes do Gen3 e, então, forçar as mudanças.”
“Esse quebra-cabeça significa que a Arábia Saudita não poderia ser a primeira corrida, então, fizemos o que podíamos com o calendário. Claro, o interesse de diferentes cidades ao redor do mundo para receber a FE e outros pontos como o clima ou os desafios que encararíamos ao formar o calendário significou que, infelizmente, Diriyah não vai ser a primeira etapa”, completou.
Para o próximo campeonato, a categoria elétrica está estudando um aumento no número de etapas para 14. Atualmente, o campeonato deste ano conta com dez eventos, sendo seis deles em formato de rodada dupla.
