Fórmula E planeja mudanças no traçado do ePrix de Londres para temporada 2022

O circuito de Londres da Fórmula E vai sofrer algumas importantes mudanças. As primeiras alterações no traçado feito na Arena ExCel acontecem ainda para este ano, mas as principais ficarão para a temporada 2023.

O layout feito para a prova do último ano, realizada em julho, recebeu críticas à época. O motivo foi o desenho bastante estreito e uma “seção e” com dois hairpins seguidos, localizada na segunda metade da pista. Ali, diversos acidentes aconteceram e punições distribuídas por contato.

Agora, sob aprovação e homologação da FIA, o circuito deve ter um desenho mais fluído. Não foram dados mais detalhes pela organização, mas entende-se que a seção e deve receber diversas revisões.

As mudanças, entretanto, são apenas a primeira fase de uma reformulação maior organizada pela categoria elétrica. Em 2023, o layout deve receber ainda mais alterações já que os Gen3 devem diminuir significantemente o tempo de volta.

Espera-se que haja uma expansão da área do circuito para aumentar tanto em largura quanto em comprimento. A estimativa é de um acréscimo de cerca de 21 mil metros², o que vai trazer muito mais potencial de desenvolvimento para a pista.

“Se livrar de dois hairpins extremamente apertados seria um primeiro passo, em minha opinião. Isso porque eles foram críticos para realmente conseguirem contornar fisicamente o grampo”, falou Alexander Sims.

“Caso vá por dentro, fica impossibilitado de fazer a curva, não consegue virar caso o carro de fora siga pela mesma linha, e você fica sem nenhuma opção além de leva-los para a parede porque é impossível ser mais apertado”, continuou.

“Provavelmente evitar curvas era o caso, então, os pilotos teriam um pouco mais de controle de não levar ninguém para a parede caso esteja por dentro, provavelmente seria sensível”, completou o piloto da Mahindra.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.