Fórmula E dá mais tempo para equipes e adia início do Gen3 para janeiro de 2023

A Fórmula E optou por adiar a introdução da terceira geração de carros para 2023. A categoria decidiu dar mais tempo para as equipes se prepararem para o novo hardware do Gen3 e levou o início da temporada para o próximo ano.

De acordo com informações do site especializado The Race, o novo plano é começar a próxima campanha no final de janeiro com o ePrix de Diriyah. Depois, as corridas em Hyderabad e Cidade do Cabo devem ser realizadas durante fevereiro.

Inicialmente, a categoria elétrica havia confirmado a intenção de retomar o formato original do calendário bianual – começar em um ano e terminar no seguinte. Para o Gen3, a primeira corrida seria em dezembro de 2022.

Entretanto, com a implementação de um novo carro, novo hardware e uma terceira geração, os organizadores escolheram por dar para as fábricas e equipes mais tempo. Com isso, terão maior espaço para testes e homologações.

As sete fábricas confirmadas para o Gen3 – DS, Mahindra, Maserati, Nissan, NIO 333, Jaguar e Porsche – estão programadas para receber o novo pacote dos fornecedores após o ePrix de Mônaco deste mês.

Com o andamento do atual campeonato, os times enfrentarão período bastante ocupado com 11 corridas em 15 semanas entre o eP de Mônaco em abril e a prova em Seoul em agosto. Ainda, passarão por corrida, teste, corrida, teste, antes da homologação dos pacotes.

James Barclay, chefe da Jaguar, afirmou que “é importante que não aceleremos certas partes do processo, caso outros tenham alongado, então, precisamos continuar a ter um bom diálogo em termos de timing”.

“É importante que tenhamos permissão para fazer o trabalho até o ponto em que as coisas sejam entregues a nós, por exemplo, o tempo que pegamos nossos carros, o tempo de teste que temos, os testes de colisão, tudo isso. Temos de apoiar a linha do tempo que precisamos, bem como os fabricantes para se preparar”, continuou.

“É por isso que estamos tendo essas conversas com a FIA para garantir que não estamos criando um cenário impossível de fazer nosso trabalho de desenvolvimento e nossas corridas ao mesmo tempo”, completou.

“Queremos ter certeza de que chegaremos da melhor maneira possível para os testes oficiais de pré-temporada e, claro, para a primeira corrida”, emendou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.