A temporada 2022/23 da Fórmula E está ganhando cada vez mais forma. Nesta quinta-feira (31), a categoria elétrica anunciou que sete montadoras mundiais confirmaram na FIA que irão correr com o Gen3, terceira geração de carros.
A nova máquina vai ser oficialmente apresentado durante a semana do ePrix de Mônaco. O evento, programado para o dia 28 de abril – a corrida acontece dia 30 -, acontece no tradicional Yatch Clube do principado.
As fábricas que confirmaram a presença no grid e com o Gen3 são:
DS Automobiles, França
Jaguar, Reino Unido
Mahindra Racing, Índia
Maserati, Itália
NIO 333, Reino Unido e China
Nissan, Japão
Porsche, Alemanha
O maior número de fábricas que já esteve envolvida no certame foi em 2018, quando tinha 11 registradas. Além das sete citadas, incluía também Mercedes, BMW e Audi – as três deixarão o grid ao final deste campeonato.
“Estamos felizes em confirmar o comprometimento de sete das maiores montadoras mundiais ao Gen3 da Fórmula E, e estamos ansiosos em vê-las batalhando entre si. Como uma boa fundação para o futuro da mobilidade, a FE tem sido tecnologia de ponta e estamos confiantes de que a nova era vai marcar um novo capítulo animador na história elétrica”, falou Mohammed ben Sulayen, presidente da FIA.
“Estamos animados em receber algumas das mais inovadoras e competitivas fábricas na Gen3 da FE. O carro vai levar as corridas nos centros da cidade a outro nível, criando ação mais intensa e drama na pista enquanto dá um passo adiante na mobilidade elétrica”, disse Jaime Reigle, co-fundador da categoria.
“O carro de corrida Gen3 estabelecerá o padrão de desempenho, eficiência e sustentabilidade e servirá como mais uma evidência tangível dos desenvolvimentos inovadores em veículos elétricos alcançados pelos fabricantes no campeonato”, completou.
