Fórmula E chega ao México ainda sem forças do grid 2022 sem muita definição

A Fórmula E está prestes a realizar a segunda etapa da temporada 2022. Neste final de semana, a categoria desembarca no México e marca seu retorno ao Autódromo Hermanos Rodíguez na busca de estabelecer as forças do pelotão.

A abertura do calendário aconteceu na Arábia Saudita. O país recebeu o ePrix de Diriyah em formato de rodada dupla com duas boas disputas e espaço até mesmo para polêmica na segunda prova – uma situação perigosa com um guincho na pista e um safety-car que liberou a relargadas a poucos metros do fim.

Acontece que na primeira parada do campeonato, a Mercedes parecia que seria a dona de tudo. E realmente as coisas começaram perfeitas para a equipe alemã, que tratou de dominar quase todas as atividades do sábado.

Na primeira prova, Stoffel Vandoorne conquistou a pole-position e liderou grande parte da prova. Entretanto, em um erro quando passou no modo ataque deixou o caminho livre para Nyck de Vries ultrapassar e vencer, com dobradinha do time e Jake Dennis completando o pódio.

Nyck de Vries Fórmula E
Nyck de Vries (Foto: Mercedes)

No dia seguinte, as coisas pareciam se repetir para a Mercedes, pois o holandês e atual campeão da FE saiu da frente. Durante a primeira parte da disputa, se manteve no primeiro posto sem grandes problemas.

Entretanto, começou a perder rendimento e despencou no pelotão, vendo Edoardo Mortara garantir o triunfo, Robin Frinjs cruzar em segundo e Lucas di Grassi completar o top-3. A De Vries restou apenas a décima posição.

Com isso, é a Venturi quem sustenta a primeira colocação no campeonato de equipes, enquanto Mortara ponteia a tabela de pilotos. Na sequência, a dupla da Mercedes, Dennis e o brasileiro campeão da temporada 3 completando os cinco primeiros.

Apesar de a Mercedes parecer o nome a ser batido, até por ter sido a campeã de 2021, a queda brusca de rendimento na segunda corrida da Arábia Saudita deixa perguntas. Além disso, a Venturi, que terminou com Edo vice-campeão no último campeonato, parece ter retomado de onde parou.

A corrida deste final de semana é no Hermanos Rodríguez, um dos poucos circuitos que recebe a FE, que constrói os calendários com traçados de rua. Portanto, não indica muito o que vai ser visto nas demais etapas da temporada.

Mas apesar disso, vai ser possível observar se o ritmo da equipe alemã realmente está forte e a falta de competitividade foi algo pontual. Também resta ver se é Venturi quem vai brigar, mas precisar lidar com Envision e Andretti. Só então vai ser possível começar a desenhar as forças do grid de 2022.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.