Fórmula E chega à metade da temporada equilibrada e por vezes surpreendente

A Fórmula E já percorreu metade de seu calendário da temporada 2022. Em oito corridas disputadas até o momento, a categoria elétrica tem entregado muita emoção e até mesmo algumas surpresas ao longo do ano.

O atual campeonato do certame é o maior de sua história. Com passagem por dez países, conta ainda com novidades como Jacarta e Coréia do Sul, além do retorno de Roma e também de Marraquesh.

Quem começou a temporada com a missão de defender o título foi Nyck de Vries. Entretanto, o primeiro campeão mundial holandês da história tem vivido ano de altos e baixos, ora com grande desempenho, ora bastante discreto.

Apesar de seus dois pódios terem sido vitórias, todas as outras corridas terminou fora do top-5. Inclusive, duas delas sequer pontuou, abandonando a corrida 1 em Roma e cruzando a linha de chegada em 14º a segunda.

Enquanto isso o coloca apenas na sexta posição da classificação, seu companheiro Stoffel Vandoorne vive o total oposto. Em sua melhor campanha desde a estreia na FE em xxx, o belga atualmente sustenta a primeira posição da tabela de pontos.

Em oito corridas, terminou seis subindo ao pódio, uma delas com vitória. Nas demais, conta com uma quinta e sétima posições nos pontos e um 11º no México, etapa não tão positiva para a Mercedes.

Mas quando se olha para a tabela de pontuação no ponto exato da metade de 2022, as distâncias não estão nada confortáveis. O primeiro colocado tem apenas 30 pontos de vantagem para Robin Frinjs, quinto, ou seja, pouco mais de uma vitória.

E esse equilíbrio se dá pela enorme competitividade do grid. Ao total, foram seis pilotos que já largaram da pole-position em oito etapas, além de seis também terem subido ao degrau mais alto do pódio.

Já quando o assunto é quantos competidores terminaram no top-10, foram dez nomes diferentes. Vandoorne é quem lidera a lista com maior número de aparições – quatro, com Jake Dennis, Lucas Di Grassi e Pascal Wherlein com um cada.

Ainda, apenas dois pilotos seguem sem ter somado pontos até o momento. São eles Sergio Sette Câmara e Antonio Giovinazzi, ambos da Dragon Penske, equipe que tem sofrido para entregar material competitivo para sua dupla.

A próxima parada do calendário da temporada 2022 da FE, última antes da chegada do Gen3, acontece no dia 4 de junho com a chegada do ePrix de Jacarta, na Indonésia.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.