A Fórmula E vai implementar novas regras quanto à comunicação de rádio entre pilotos e equipes. Já a partir do ePrix de Roma deste final de semana, todas as conversas enquanto os carros estiverem na pista ficarão disponíveis publicamente, segundo informações do The Race.
A medida foi tomada após trechos de algumas comunicações terem ‘desaparecido’. O motivo é que existe uma configuração nos rádios que permite que o papo entre competidor e engenheiro enquanto está nos boxes não seja divulgado, mas os times estão usando também durante as sessões.
Portanto, a partir da rodada dupla na Itália, todas as conversas irão diretamente para o aplicativo da Fórmula E. Dessa forma, estarão públicas e de fácil acesso para quem quiser escutar.
Mantes as interações privadas permitia uma variedade de vantagens para aqueles que usavam do artifício. Por exemplo, durante uma corrida, as adversárias não teriam informações sobre estratégias ou sobre o momento de usar o modo ataque.
Segundo uma fonte anônima ouvida pelo portal especializado, “as equipes deveriam monitorar todo o grid para a zona do modo ataque, detalhes de energia e muitas outras coisas, mas acidentalmente de propósito alguns times deixam as conversas no privado”.
Com apuração do The Race, algumas das equipes que optaram por essa postura durante as provas foram Mercedes, Porsche e Dragon. Entretanto, não chegou-se a conclusão de que é algo proposital ou algum erro.
Frederic Spinos, diretor de prova da FE, afirmou que “um novo modo privado quando os carros estiverem nas garagens vai ser implementado no final de semana. Entretanto, quando tiverem na pista, todas as comunicações entre pilotos e suas equipes serão públicas”.
