Diretor diz que seguiu todos “procedimentos de segurança” com safety-car na FE em Diriyah

O final da segunda corrida da Fórmula E na Arábia Saudita foi um tanto quanto polêmica. Mas apesar dee um safety-car demorado e um guindaste na pista, Scot Elkins, diretor de prova, afirmou que os procedimentos de segurança foram cumpridos.

Na parte final da disputa em Riyadh, Alexander Sims teve um problema com sua Mahindra. Após bater no muro de proteção, ficou parado no meio do traçado, o que obrigou a saída de um carro de segurança.

Acontece que para retirar o carro da pista, a direção de prova colocou um guindaste, mas sem bandeira vermelha. Nisso, os pilotos pararam em um engarrafamento em uma curva e chegaram até mesmo a bater nas traseiras – tudo ao lado do veículo pesado.

Pouco depois, as imagens da transmissão mostraram os competidores passando perigosamente ao lado da Mahindra pendurada de Sims. Inclusive, Mitch Evans passou rente ao monoposto, que ficou alinhado com seu halo.

“Deveria ter sido mais tranquilo. Sabíamos onde o equipamento estava, onde o acidente foi e sabíamos onde levar o carro após retirá-lo. Neste caso, o equipamento estava na curva 5, tínhamos um incidente entre as curvas 7 e 6 e um buraco na curva 8”, explicou Elkins ao site Racefans.

“Realmente, deveria ser simples sair, remover, sair, deixar o carro e recomeçar a prova – era essa a intenção. E, mais uma vez, baseado em nossas referências histórias e o que vimos no passado, deveria ter levado quatro minutos, o que não aconteceu, e esse foi o problema”, continuo.

O diretor de prova ainda explicou a questão que levantou comentários nas reds sociais. “Acho que todos notaram que o safety-car diminuiu 10 km/h no local, quase no ponto onde todo o pelotão parou. Então, claramente, estávamos tomando conta do que estava acontecendo ali”, pontuou.

“Mas, novamente, como um circuito de rua, é estreito. É difícil fazer isso. Mas levamos em conta todos os procedimentos de segurança – o safety-car estava muito, muito devagar. Esse, provavelmente, foi um erro, pois ficou um pouco desconcertado. Mas não é nada diferente do que normalmente se faz em um circuito de rua”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.