Jake Dennis foi o nome que brilhou na classificação para a corrida 1 do ePrix de Londres da Fórmula E. Neste sábado (30), após avançar por cada uma das fases da tomada de tempos, o piloto foi quem venceu a briga final para ficar com a pole-position.
As provas no Centro ExCel marcam as duas últimas rodadas antes da grande final da temporada 2022. Portanto, os postulantes ao título precisavam tirar ao máximo da tomada de tempos para ficar em uma situação mais confortável para a briga do campeonato.
Dos quatro nomes que estão diretamente na disputa, apenas Stoffel Vandoorne, o belga da Mercedes foi quem conseguiu se sair bem. Logo na primeira fase, Edoardo Mortara, Jean-Éric Vergne e Mitch Evans ficaram, sem conseguir passar para o mata-mata.
O atual líder da classificação, então, aproveitou a situação bastante favorável para sua campanha e foi passando batendo piloto a piloto. No final, com a marca de 1min13s161, o inglês fez a alegria da torcida caseira ao garantir a posição de honra do grid.
Essa é a segunda pole-position de Dennis na categoria elétrica, sua primeira na temporada 2022. Ainda, se torna o nono piloto diferente em 13 etapas a sair do primeiro posto do grid de saída.
Saiba como foi a classificação da corrida 1 do ePrix de Londres da Fórmula E:
Após a realização de dois treinos livres, o Centro ExCel estava a poucos momentos do início da classificação da corrida 1 do ePrix de Londres. A temperatura estava amena com termômetro anotando 24ºC e o asfalto batendo 27ºC.
O circuito localizado na área de Newham recebia pelo segundo campeonato a rodada dupla da categoria elétrica. Em 2021, os pilotos que venceram na pista foram Jake Dennis e Alex Lynn.
Fase de grupos
A primeira parte da tomada de tempos era composta pela fase de grupos, com o pelotão dividido em dois blocos. No primeiro a ir para a pista estavam Nicky Cassidy, Sergio Sette Câmara, Stoffel Vandoorne, Mitch Evans, Pascal Wehrlein, Sam Bird, Lucas di Grassi, Maximiliam Günther, Robin Frinjs, Alexander Sims e Oliver Turvey.
O cronômetro começou a rodar em Londres e os pilotos não demoraram a deixar os boxes. O brasileiro da Dragon, que foi o mais rápido do treino livre 1 feito na sexta-feira, foi um dos primeiros a sair e já anotar as voltas rápidas.
Com os giros de instalação começando a ser concluídos, consequentemente a tabela também ia ganhando os tempos. Com a marca de 1min14s680, Di Grassi era o primeiro, seguido pelo compatriota, Alexander Sims e Maximiliam Günther.
Após uma parada programada durante a sessão para troca de pneus, os pilotos estavam de volta ao traçado para as últimas voltas de ataque. Com a marca de 1min14s246, Cassidy, que venceu sua primeira corrida da FE na última etapa, era o mais rápido.
O quarteto que avançava provisoriamente com menos de 1min para o encerramento da fase 1 eram Cassidy, Sette Câara, Vandoorne e Evans – o tempo a ser batido para se colocar no top-4 era de 1min14s511.
Enquanto isso, a direção de prova anunciou uma investigação em cima de Lucas. O motivo era porque o piloto da Venturi atrapalhou os carros de Evans e Frinjs, bloqueando a dupla que vinha em sua volta rápida.
Encerrado o grupo 1 e os pilotos que conseguiram passar para a semi-final eram Vandoorne, Sette Câmara, Cassidy e Di Grassi – portanto, os dois brasileiros se classificaram.
O segundo grupo de pilotos já estavam dentro dos carros para a continuidade da tomada de tempos. Edoardo Mortara, Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa, Nyck de Vries, André Lotterer, Jake Dennis, Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Oliver Askew, Dan Ticktum e Antonio Giovinazzi formavam o bloco.
Já anotando os tempos, o quarteto do momento era Dennis, vencedor de uma das duas corridas de 2021, De Vries, atual campeão, Askew e Lotterer, com a marca de corte sendo 1min14s297.
O tempo mais rápido seguia sendo o de Dennis, que dominou o grupo 2 e não saiu da primeira colocação. Entretanto, no último giro, o holandês da Mercedes bateu o piloto da casa e com 1min14s004, saltou para primeiro.
Mas as coisas estavam mudando bastante após o cronômetro zerado. Com 1min13s846, único abaixo da casa de 1min14s, ficou com o primeiro posto. De Vries, Askew e Lotterer conseguiram avançar.
Neste ponto, a direção de prova bateu o martelo da decisão de Di Grassi: o brasileiro teve todas as suas voltas rápidas canceladas e, portanto, perdeu a vaga nas quartas de final. Edoardo Mortara também não conseguiu passar e a Venturi ficou de fora.
Quartas de final
Agora, os pilotos começavam a fase de mata-mata em Londres nos duelos diretos. As competições eram Lotterer contra Vandoorne, Askew vesus Sette Câmara, Cassidy enfrentando De Vries e Günther contra Dennis.
O primeiro duelo da segunda fase da tomada de tempos recebeu a luz verde para iniciar. No momento, Lotterer encarava o atual líder da classificação, e único postulante ao título a avançar, Vandoorne. Sem grandes problemas, o belga foi quem avançou.
Autorizada a segunda briga da quarta de final e dessa vez, Askew enfrentava Sette Câmara. No início do giro, o brasileiro não vu problemas em manter uma vantagem considerável em cima do piloto da casa.
Chegou a vez de De Vries lutar contra Cassidy, vencedor em Nova Iorque. Não foi surpresa quando o holandês conseguiu bater o adversário, garantindo 100% de aproveitamento da Mercedes.
No último duelo da fase, Dennis precisava encarar Günther, que conseguiu avançar graças à punição aplicada a Di Grassi. O competidor da Andretti foi quem começou na frente a volta única, passando para a semi-final.
Semi-finais
A tomada de tempos ia se afunilando cada vez mais no Centro ExCel. Os dois duelos antes da grande final eram entre Vandoorne vesus Sergio Sette e De Vries encarando Dennis.
Logo o primeiro duelo foi Sette Câmara, que osso duro para encarar. O brasileiro da Dragon, equipe que ainda não pontuou no campeonato de 2022, precisava bater o atual líder da classificação Stoffel.
Sem grande surpresa, quem conseguiu avançar para a briga final da classificação foi o titular da Mercedes, mas com o brasileiro conseguindo se manter entre os quatro primeiros do grid de largada da corrida 1.
Agora, a segunda dupla da semi-infal estava na pista. De Vries encarava Dennis para tentar passar para o duelo que seria para a briga da classificação. O holandês começou na frente, mas logo foi superado pelo adversário; no final, de forma surpreendente, com 0s3 mais rápido, Jake foi quem passou.
Final
Chegou o momento da disputa final da classificação para a primeira das duas corridas em Londres. O atual líder da classificação enfrentava o competidor que conseguiu uma das vitórias no circuito em 2021 e, portanto, a briga seria boa.
O piloto da casa Dennis vinha em um ritmo e desempenho bastante superior ao de Vandoorne. Na volta única em ExCel, o titular da Andretti vinha sempre à frente do adversário e com a marca de 1min13s161, ficou com a pole-position em frente à torcida caseira.

