Cassidy derrota Vandoorne e fatura pole position da Fórmula E em Nova York

Nick Cassidy conquistou neste sábado (16) a pole position para a primeira corrida do ePrix de Nova York, 11ª etapa da temporada da Fórmula E. O neozelandês da Envision duelou na fase final da classificação realizada no circuito montado nas ruas da cidade americana com Stoffel Vandoorne, e bateu o piloto da Mercedes ao marcar 1min08s980, marca apenas 0s008 melhor em relação ao belga. A definição das posições de largada ainda teve asfalto em condições mistas, já que o traçado foi atingido pela chuva.

Vandoorne teve que se contentar com a segunda posição no grid de largada para a corrida deste sábado. A terceira posição ficou com Lucas Di Grassi, brasileiro da Venturi que acabou derrotado por Vandoorne nas semifinais. O grupo dos quatro primeiros será completado por Pascal Wehrlein, piloto da Porsche que foi superado por Cassidy na segunda rodada do mata-mata.

Entre os competidores que foram eliminados na rodada de quartas de final, Sébastien Buemi colocou a Nissan na quinta posição, e dividirá a terceira fila do grid com Alexander Sims, piloto que defende a Mahindra. Robin Frijns, da Envision, parte em sétimo mesmo tempo enfrentado uma pista mais molhada, enquanto Sam Bird, da Jaguar, parte em oitavo após cometer um erro em sua volta.

Entre os pilotos que não se classificaram para o mata-mata, Edoardo Mortara, suíço que entra na etapa na liderança do campeonato, vai largar da nona posição com o carro preparado pela Venturi, enquanto António Félix da Costa, melhor piloto do treino livre realizado na manhã, partirá do décimo lugar com o equipamento preparado pela Techeetah.

A sessão foi marcada por uma bandeira vermelha logo no início da definição das posições de largada. Sergio Sette Câmara parou no muro com o carro da Dragon/Penske quando abriria a primeira volta rápida durante o Grupo A, deixando a atividade. Desta forma, o brasileiro partirá da 21ª e penúltima colocação na corrida de logo mais.

A primeira corrida do ePrix de Nova York de Fórmula E será disputada logo mais, a partir das 14h, com transmissão da TV Cultura e do Sportv.

Confira como foi a classificação

Grupo A
A primeira rodada da classificação começou com o Grupo A de pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. Porém, a bandeira vermelha foi acionada pouco depois, com 2min50s, após Sergio Sette Câmara acertar o muro da curva 14 com o carro da Dragon/Penske.

A sessão foi retomada após alguns minutos com os pilotos finalmente partindo para voltas rápidas. Nyck de Vries marcou 1min09s945 com o carro da Mercedes, mas logo foi superado por Nick Cassidy, que bateu o tempo do atual campeão em 0s024 com o carro da Envision.

Os pilotos foram aos boxes para trocar os pneus com o neozelandês na frente, sendo seguido por De Vries, Maximilian Günther e André Lotterer. Stoffel Vandoorne aparecia em quinto, enquanto Edoardo Mortara, líder do campeonato, vinha em oitavo.

Os dez pilotos restantes na atividade voltaram à pista para as últimas voltas rápidas. Quem se sobressaiu foi Robin Frijns, que marcou 1min09s528, garantindo o melhor tempo. Cassidy, Vandoorne e Sébastien Buemi se classificaram.

A zebra ficou por conta da eliminação de Edoardo Mortara, que anotou apenas o quinto tempo e terá de largar da quinta fila na corrida de logo mais. Já Maximilian Günther foi outro que acertou o muro na curva 14.

Grupo B
O segundo grupo foi para a pista com um ingrediente a mais: a chuva que passou a atingir a região do circuito em Nova York. Dan Ticktum foi o primeiro a completar volta, mas logo foi batido por Sam Bird e por Lucas Di Grassi, que tomou a ponta com 1min10s678 com o carro da Venturi.

Os pilotos seguiram na pista, mas ninguém conseguiu alcançar o tempo de Di Grassi na primeira metade da sessão. A esta altura, Alexander Sims, Sam Bird e Pascal Wehrlein completavam a lista de classificados, enquanto a chuva ganhava força no circuito nos Estados Unidos.

Em que pese a maior parte dos pilotos permanecerem na pista, os tempos não melhoraram na região do Brooklin. Assim, o brasileiro da Venturi passou para o mata-mata com o melhor tempo, seguido por Sims, Bird e Wehrlein. Já António Félix da Costa, mais rápido do treino da manhã, foi eliminado.

Quartas de final
Ainda com a pista molhada, os pilotos iniciaram o mata-mata em Nova York. No primeiro duelo, Wehrlein marcou 1min14s011 para bater em quase oito décimos Frijns, avançando para as semifinais. Já Cassidy avançou com o tempo de 1min13s657, após Bird dar uma escorregada na pista em seu giro e ser mais de um segundo mais lento.

As batalhas seguiram com a pista melhorando cada vez mais. Agora, Vandoorne bateu Sims ao marcar 1min13s040 para avançar para as semifinais. O último duelo da rodada de quartas de final foi entre os veteranos Di Grassi e Buemi, com o brasileiro levando a melhor em relação ao suíço para ficar com um lugar entre os quatro melhores do grid.

Semifinal
As semifinais começaram com um confronto entre Cassidy e Wehrlein, com o neozelandês da Envision se garantindo na primeira fila do grid ao marcar 1min10s367, batendo o rival da Porsche por pouco mais de um décimo. No segundo confronto, Vandoorne superou Di Grassi ao marcar 1min09s515, tempo apenas 0s044 melhor em relação ao brasileiro.

Final
A decisão envolveu Cassidy, da Envision, e Vandoorne, da Mercedes, com o neozelandês saindo à pista primeiro, o que se mostrou decisivo, já que o piloto manteve-se à frente no tempo por toda a volta, marcando 1min08s980 para faturar a posição de honra, apenas 0s008 melhor que o rival da equipe alemã.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.