Definido o grid de largada para a corrida 1 do ePrix de Diriyah da Fórmula E. Na classificação realizada nesta sexta-feira (27), quem conseguiu bater todos os pilotos para ficar com a pole-position foi Sébastien Buemi.
Essa é a 15ª vez que o competidor larga da posição de honra na carreira. Ainda, é a primeira vez que alinha na primeira fila em 33 corridas, a última sendo no ePrix de Berlin de 2020.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi conseguiu avançar para as quartas de final, mas sem conseguir bater o adversário, vai largar em sétimo. Enquanto isso, Sergio Sette Câmara caiu ainda na fase de grupos.
Fase de grupos
Foi dado início à classificação para a corrida 1 do ePrix de Diriyah. Como de costume, os 22 pilotos do pelotão foram divididos em dois grupos para a primeira fase da tomada de tempos, tendo tempo para dar as melhores voltas.
Os primeiros pilotos que saíram para a pista foram Dan Ticktum, Oliver Rowland, Norman Nato, Sacha Fenestraz, Edoardo Mortara, Antonio Félix da Costa, Maximilan Günther, Lucas di Grassi, Jake Hughes, Nick Cassidy e Jake Dennis.
Ainda nos primeiros minutos, então, Günther teve um problema. O competidor bateu com certa força no muro de proteção e além de danificar o carro, precisou acionar a bandeira vermelha e interromper as atividades.
No rádio, a equipe afirmou que caso precisasse, uma equipe de resgate o ajudaria a sair de sua Maserati. Entretanto, o competidor logo deixou a cena e afirmou que estava bem.
O quarteto que estava conseguindo passar no primeiro momento, restando ainda sete minutos para a bandeira quadriculada, eram Fenestraz, Hughes, Mortara e Da Costa.
Sessão foi resumida e os pilotos puderam voltar à pista para os últimos seis minutos de treino. O melhor tempo era de 1min11s169 e o tempo a ser batido era de 1min11s718 para se colocar dentro do top-4.
Perto do encerramento do primeiro grupo, as coisas começaram a mudar na Arábia Saudita. Hughes, da McLaren, saltou para a ponta com 1min10s988, mas logo foi superado po Rowland, primeiro, e Ticktum, segundo.
Di Grassi, brasileiro que estava nesta fase, então, conseguiu saltar para a quarta colocação, mas a apenas 0s032 de Hughes, que vinha em quinto.
Quem acabou com um enorme golpe de má sorte foi Mortara. Quando tentava melhorar sua marca, o titular da Maserati perdeu a traseira e acertou o muro, danificando o carro e precisando ir para os boxes.
Com isso, a equipe estava em um dia para esquecer em Diriyah, já que seus dois pilotos já eram cartas fora do baralho na briga da classificação.
Na bandeira quadriculada, tudo estava mudando. Hughes estava garantido sem problemas na primeira colocação, enquanto Rowland e Ticktum também avançavam. A briga estava no quarto posto, mas Lucas conseguiu avançar.
Chegou a vez da segunda leva de competidores acelerarem por 12 minutos. Estavam na pista, então, Pascal Wehrlein, André Lotterer, Sébastien Buemi, Mitch Evans, Stoffel Vandoorne, Jean-Éric Vergne, Sergio Sette Câmara, René Rast, Sam Bird e Kevin van der Linde.
Nico Müller deveria participar dessa fase, mas por conta do acidente que sofreu no TL2, seu carro não ficou pronto a tempo. Entretanto, em entrevista à transmissão oficial, contou que estava confiante em participar da corrida porque “temos os melhores caras”.
Após os cinco primeiros minutos, Buemi era quem ponteava o grupo com 1min10s349. Bird, Rast e Evans eram os nomes que também passavam, sendo 1min10s713 o tempo para se colocar entre os quatro primeiros.
Quando vinha em sua volta rápida, Wehrlein sofreu um grande susto. Isso porque acabou atrapalhado por Sette Câmara, que vinha lento na pista, e precisou tirar o carro rapidamente para evitar um choque.
Bandeira quadriculada e os quatro nomes que passaram para os duelos foram definidos. Bird, Buemi, Evans e Rast conseguiram os quatro melhores tempos.
Duelos
Quartas de final
Chegou o momento de os pilotos se encararem em duelos um contra um. Na primeira entrada na pista, Rowland precisaria pegar Ticktum na abertura das quartas de final na Arábia Saudita.
Quem começou na frente foi o titular da NIO 333, mas não por muito, já que pouco mais à frente o adversário britânico baixou a diferença para apenas 0s006. No final, então, quem conseguiu passar foi Ticktum.
Agora, era a vez de Brasil na pista com Di Grassi encarando disputa com Hughes. O competidor da McLaren começou com um bom respiro para o brasileiro com vantagem de mais de 0s3, mas o campeão da temporada 3 ia alcançando aos poucos. Entretanto, no final, quem conseguiu passar foi o britânico
Chegou o momento de Mitch Evans ter de encarrar Buemi. O neozelandês não teve problema em começar a volta à frente, mas logo o adversário da Envision conseguiu não apenas superá-lo como também conseguir passar.
No duelo final das quartas de final seria Rast precisando encarar Bird. As coisas começaram bastante apertadas entre os adversários, chegando a ficar separados por apenas 0s013, mas, no final, com 0s171, quem passou foi Sam.
Semi-final
Hora das semi-finais. O funil ia ficando cada vez mais apertado e nessa próxima fase, Hughes iria encarar Ticktum, enquanto Buemi correria contra Bird.
Liberada a primeira dupla para a volta única lançada – o sol já começava a se pôr na Arábia Saudita. Os competidores estavam extremamente próximos, chegando a diferença cair a apenas 0s002 e se mantendo bastante próximos. No final, uma enorme reviravolta viu Hughes passar para a final após erro de Dan.
Na segunda dupla da fase de semi-finais, as coisas também estavam bastante apertadas entre Buemi e Bird. Sam começou na frente, mas Séb conseguiu superar o inglês e passou com vantagem de 0s096.
Final
Enfim o momento do último duelo para a primeira corrida da Fórmula E na Arábia Saudita. Após passarem por todas as fases, Hughes, da McLaren, iria brigar contra Buemi, da Envision, pela pole-position.
Liberada a saída da dupla para suas últimas voltas rápidas para a corrida 1 da Arábia Saudita. Hughes começou na frente, mas não muito à frente do adversário. Buemi tentava tirar o atraso e chegou a derrubar para apenas 0s003.
Entretanto, o piloto da estreante McLaren estava com ritmo superior e conseguiu, mais uma vez, abrir uma boa vantagem. Sébastien tentava alcançar o adversário e conseguiu por apenas 0s044.
E, no final, conseguiu garantir a posição de honra do grid. Envision vai largar da pole-position na corrida 1 em Diriyah.

