O dia 20 de novembro deste ano promete ser dos mais agitados para aqueles que gostam de Automobilismo e de Futebol. Isso porque a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, confirmou nesta quinta-feira (11) o adiantamento da abertura da Copa do Mundo do Catar em um dia. Assim, o confronto entre a seleção catari e o Equador ocorrerá no mesmo dia da última etapa do Mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, marcado para o circuito de Yas Marina.
A realização de Grandes Prêmios da categoria máxima do automobilismo mundial no mesmo período de jogos do evento esportivo mais importante do planeta está longe de ser inédita. Mas chama atenção a proximidade dos horários: a largada nos Emirados Árabes Unidos está marcada para 10h, enquanto o pontapé inicial em Doha deverá acontecer às 13h, sempre no horário de Brasília.
A decisão do adiantamento do início da Copa do Mundo vinha sendo considerada desde o o início da semana, e foi confirmada pela entidade máxima do Futebol mundial nesta tarde, após o encontro do Bureau da FIFA, que reúne os presidentes das seis confederações continentais do esporte (UEFA, Conmebol, Concacaf, AFC, CAF e OFC), e o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Bureau of the FIFA Council confirms #WorldCup 2⃣0⃣2⃣2⃣ opening ceremony and match 🇶🇦 v. 🇪🇨 brought forward one day as stand-alone event to 20 November, at 19.00. 🇸🇳 v. 🇳🇱 rescheduled from 13.00 to 19.00 on 21 November. pic.twitter.com/GsktwYNYCl
— FIFA Media (@fifamedia) August 11, 2022
Mudança pode impactar automobilismo brasileiro
A alteração da data de início do Mundial de Futebol poderá ter implicações também no esporte a motor brasileiro. A última etapa da Stock Car, mais importante categoria do automobilismo nacional, também está marcada para o dia 20 de novembro, em evento que deverá marcar a reabertura do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Diferente dos campeonatos mundiais, porém, a Stock Car ainda não determinou o horário da largada na Capital Federal, tampouco se a corrida ocorrerá, de fato, lá.
Fechado desde 2014, quando as obras que visavam a realização de corridas da Indy no ano seguinte foram interrompidas, o Autódromo de Brasília segue em reforma desde o final do ano passado. Questionada pela reportagem de F1Mania.net se há algum trabalho visando a mudança da data da prova, a Vicar, promotora da Stock Car, revelou que tudo depende do andamento das obras no circuito localizado no centro-oeste brasileiro. Assim, nem uma alteração de calendário, nem uma nova praça são consideradas inicialmente.
Vale lembrar que a decisão da categoria nacional já estava marcada para o mesmo dia da última etapa da F1, assim como ocorreu em 2021. Naquela ocasião, a categoria máxima do esporte a motor mundial ocorreu horas antes de uma rodada dupla em Interlagos, que consagrou Gabriel Casagrande como campeão.
