O piloto Nikita Mazepin sofre uma penalidade de três lugares no grid para impedir o piloto Lando Norris durante a sessão de classificação do GP da Espanha. O incidente ocorreu durante o Q1 quando Norris pretendia completar sua primeira volta rápida, encontrando um engarrafamento, onde estava o piloto russo.
O piloto da Haas não sofrerá nenhuma outra consequência além do ponto de penalização adicionado à sua superlicença depois que o russo se classificou em último pela quarta corrida consecutiva.
“Durante a sessão de qualificação 1, Mazepin estava se preparando para uma volta rápida. Ao se aproximar das curvas 10 e 11, Mazepin foi informado que Norris estava fechando em uma volta rápida atrás dele e foi informado da lacuna de fechamento caminho até o incidente”, afirmou o relatório emitido pelos comissários da FIA.
O relatório deixa claro que Norris foi atrapalhado por Mazepin, e que o russo poderia ter evitado o episódio. Mazepin já acumulou dois pontos de penalização desde que ingressou na F1. É permitido a um piloto um total de 12 em um período de 12 meses antes que uma proibição de corrida seja considerada.
“No entanto, se Mazepin tivesse esperado que Norris passasse, ele poderia ter desistido e seguido Norris e os comissários determinaram que esta oportunidade estava disponível para ele sem comprometer significativamente sua próxima volta. Os comissários, portanto, ordenam a penalidade usual para ‘impedimento desnecessário’ de uma queda de três posições na grade e um único ponto de penalidade”, afirmaram os comissários.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
