A equipe Hitech GP que corre atualmente na F2, F3 e F4, confirmou que apresentou um pedido à FIA para ingressar no grid da Fórmula 1 em 2026.
No início deste ano, a FIA abriu formalmente o processo de inscrição para novas equipes interessadas em ingressarem na F1. O prazo para as partes interessadas apresentarem suas solicitações era 30 de abril deste ano, com a FIA devendo tomar decisões finais sobre os candidatos até o final de junho.
A Hitech, que tem uma história de sucesso nas categorias de base, confirmou nesta segunda-feira, que apresentou uma proposta para montar seu próprio time de F1.
Essa confirmação ocorre em meio à venda de 25% do grupo, para o empresário do Cazaquistão e entusiasta do automobilismo, Vladimir Kim.
“O automobilismo tem sido um interesse pessoal de longa data para mim, e estou muito feliz por fazer uma parceria com uma organização que obteve sucesso em tantas categorias e tem tantas ambições para o futuro”, disse Kim.
“Temos um envolvimento consolidado com o esporte, no entanto, este é o nosso primeiro investimento global no automobilismo.”
“Seu apelo dinâmico, exposição crescente, oportunidades de marketing business-to-business, e crescente base de fãs estão alinhados com minhas ambições pessoais e comerciais”, acrescentou Kim.
A Hitech GP foi fundada por Oliver Oakes, e atualmente tem seis equipes de corrida competindo em vários níveis da escada do automobilismo de monopostos, desde a Fórmula 2 até a Fórmula 4.
Tendo sua base em Silverstone, o time é uma das várias partes interessadas em formar sua própria equipe de F1 para 2026, quando um novo ciclo de regulamentos entrará em vigor.
A Andretti Global há muito expressa seu desejo de correr na F1, e também está pressionando para ter sua equipe na categoria em três anos.
Em um comunicado, a Hitech disse: “Ser aceito na F1 completaria sua escada de monopostos e demonstraria que a Hitech tem todas as pessoas, experiência e recursos certos para competir ao lado das melhores equipes do mundo”, encerra o comunicado.
