F1: Villeneuve questiona narrativa sobre o vice de Hamilton em 2021

O polêmico final da temporada 2021 da Fórmula 1, em Abu Dhabi, segue gerando discussões mesmo após mais de quatro anos. Desta vez, Jacques Villeneuve apresentou uma visão diferente sobre os acontecimentos daquela corrida, relativizando a ideia de que Lewis Hamilton teria sido o “verdadeiro campeão” daquele ano.

Em entrevista ao High Performance Podcast, o canadense afirmou que o campeonato não pode ser analisado apenas pelo que ocorreu na última volta. “O que esquecem é que é o trabalho de uma temporada inteira. Ele deveria ter vencido antes daquela corrida. Max [Verstappen] nunca deveria ter conseguido lutar tão fortemente no final”, disse.

Villeneuve também chamou atenção para um episódio logo na primeira volta daquele GP em Yas Marina. “O que todos esquecem é que, na volta um, Lewis corta a chicane, acelera, nem tenta reduzir a velocidade e não recebe uma penalidade. Isso lhe dá a liderança da corrida. Sem isso, sem liderança. Com uma penalidade, ele fica cinco segundos atrás de Max de qualquer maneira, então nem chegamos a esse ponto. Foi aí que o problema começou.”

Largada, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, F1 2021
Largada, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, F1 2021 (Foto: XPB Images)

Outro ponto levantado foi a estratégia da Mercedes durante o Safety Car. Segundo Villeneuve, a equipe teve a chance de chamar o tetracampeão aos boxes, mas preferiu manter a posição na pista. “Não se pode olhar apenas para aquele momento, onde tudo aconteceu no caos e muito rapidamente, quando a equipe poderia ter chamado Lewis para os boxes e optou por não fazê-lo. Depois, na relargada, Lewis nem estava lutando — é como se ele tivesse decidido que havia terminado. Ele não estava lutando de forma alguma. Parece ruim porque as pessoas dizem que lhe deram o campeonato, mas não — eles tiveram a escolha de parar nos boxes e não o fizeram. Muito simples.”

A corrida terminou com Verstappen superando Hamilton na última volta e garantindo o título mundial, primeiro de quatro com a Red Bull. Em entrevista recente, Toto Wolff, chefe da Mercedes, admitiu que tanto ele quanto Hamilton ainda não superaram o episódio.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.